INFLUÊNCIA DA CAFEÍNA NA RECOMBINAÇÃO DE REPERTÓRIOS: PROPOSTA DE METODOLOGIA
Resumo
Este trabalho pretende apresentar uma proposta de delineamento experimental desenvolvida no Laboratório de Análise Experimental do Comportamento - Ceará (LACCE) para o estudo acerca da interferência da cafeína no processo comportamental da recombinação de repertórios. A recombinação de repertórios insere-se em uma linha de pesquisa tradicional da psicologia experimental, a resolução de problemas, e busca compreender como a recombinação de respostas diferentes previamente instaladas no repertório do organismo auxiliam-no na solução de problemas. Ainda não há protocolo experimental para verificar a influência do efeito de drogas no processo de recombinação de repertórios, o que justifica a relevância deste projeto. A cafeína, estimulante do sistema nervoso central (SNC), foi escolhida por ser uma das substâncias mais consumidas no mundo. Assim, de modo a verificar a influência do consumo da cafeína no processo da recombinação de repertórios propõe-se a seguinte metodologia que consiste em pré-teste, treino e pós-teste. Os sujeitos experimentais, 21 ratos albinos (Rattus norvegicus) machos da linhagem Wistar sem treino prévio para as habilidades de cavar e escalar, serão divididos em 3 grupos, um grupo controle (GC), um grupo cafeína de uso agudo (GCA), e um grupo cafeína de uso crônico (GCC). O treino das habilidades de cavar e escalar ocorrerá de forma independente. A cafeína será disponibilizada para o grupo GCA antes da sessão experimental em concentração de 1g/L por seis horas. No grupo GCC será administrado 1g/L de cafeína na água de beber durante o ciclo escuro pelo período de 15 dias sendo essa exposição à cafeína concomitante a fase de treino das habilidades de cavar e escalar. Por fim, o grupo GC ingerirá apenas água. Esperamos que esse protocolo possa ser utilizado em estudos futuros sobre a influência de drogas no processo de recombinação de repertórios contribuindo assim para o crescimento dessa área de estudo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Monteiro, L. S., Oliveira, M. P., & Brito Tatmatsu, D. I. (2017). INFLUÊNCIA DA CAFEÍNA NA RECOMBINAÇÃO DE REPERTÓRIOS: PROPOSTA DE METODOLOGIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5223. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30247
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.