INTERNACIONALIZAÇÃO LINGUÍSTICA NO ÂMBITO DO PROGRAMA ESPANHOL SEM FRONTEIRAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Ana Beatriz de Vasconcelos
  • Pedro Saraiva dos Santos Junior
  • Massilia Maria Lira Dias

Resumo

O presente trabalho visa relatar a experiência e as atividades desenvolvidas pela estudante enquanto bolsista da Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA), junto à Pró-Reitoria de Relações Internacionais. Estas atividades são realizadas na Coordenadoria de Internacionalização Linguística, em especial, no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras (ISF ESPANHOL), programa institucional ligado a PROINTER, que visa ampliar e contribuir com o desenvolvimento da competência linguística dos estudantes das IES brasileiras, fortalecendo o ensino e aprendizagem do espanhol no Brasil. Como o Programa encontra-se em fase de implementação na UFC, nossas atividades visam dar suporte ao Programa na elaboração e divulgação de informações, editais e oferta de cursos do espanhol, organização de planilhas e atendimento aos estudantes da UFC que queiram participar do Programa. As atividades propostas contribuem de forma decisiva para a formação acadêmica da bolsista, no que diz respeito às relações interpessoais, ao conhecimento de programas institucionais que visam o desenvolvimento da proficiência linguística em língua estrangeira, além de incumbências que envolvem as atividades de internacionalização linguística na Universidade. Dessa maneira, a Bolsa de Iniciação Acadêmica contribui para aprendizagem e desenvolvimento individual, profissional, acadêmico e linguístico da estudante, posto que esta coopera ativamente em um âmbito onde são produzidas as competências inerentes a intercompreensão linguística, em especial, em espanhol.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Beatriz de Vasconcelos, A., Junior, P. S. dos S., & Lira Dias, M. M. (2017). INTERNACIONALIZAÇÃO LINGUÍSTICA NO ÂMBITO DO PROGRAMA ESPANHOL SEM FRONTEIRAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5239. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30263

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica