MAPEAMENTO DOS EQUIPAMENTOS DE ACESSIBILIDADE DO CAMPUS DO PICI
Resumo
A acessibilidade é hoje um dos temas que mais rendem discussões em diversas esferas. No ano 2000 são sancionadas as leis N° 10.048 e Nº 10.098 que estabelecem normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida em espaços públicos e privados, posteriormente destaca-se o decreto Nº 5.296 de 2004 que regulamenta ambas as leis citadas, como também dão outras providências dentro do assunto. Porém, percebe-se que tais instrumentos jurídicos ainda não recebem a devida atenção e suas diretrizes não são seguidas por completo. Assim pode-se levantar o papel da participação das universidades no processo de conscientização da importância de equipamentos acessíveis, porém, surge um questionamento será que as universidades possuem uma estrutura acessível para seus usuários? Nesse contexto a presente pesquisa busca mapear o Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará, que tendo como metodologia o uso de softwares de geoprocessamento e suas fermentas para a espacialização das informações levantadas em trabalhos de campo realizados nos departamentos, laboratórios e entre outros espaços do Campus, a fim de gerar bases e mapas que propiciam a melhor visualização e análise dos dados que poderão ser subsídios para futuros planos de ações da Universidade visando corrigir possíveis carências e também ser instrumento de utilização para pessoas com mobilidade reduzida ou com algum tipo de deficiência que frequenta o campus sendo aluno, servidor, morador do entorno ou frequentador atípico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Siilva Marcelino, D. D., Correia Santos, A. L., & Maia, R. P. (2017). MAPEAMENTO DOS EQUIPAMENTOS DE ACESSIBILIDADE DO CAMPUS DO PICI. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5280. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30304
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.