METODOLOGIAS INOVADORAS DE ENSINO: DESPERTANDO O INTERESSE RENOVADOR NOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

Autores/as

  • Raynara Rayane Garcia da Silva
  • Maria de Fatima Lopes Fernandes

Resumen

Durante muito tempo, a aula expositiva foi o único procedimento empregado em sala de aula. Embora métodos inovadores tenham sido aderidos por diversas universidades nacionais e internacionais, ainda há uma predominância metodologias tradicionais (quadro branco e pincel), levando muitas vezes a relatos de críticas alusivas a aulas expositivas, podendo ser apontado como causa de desmotivação dos alunos durante o processo de aprendizagem. Objetivando despertar o interesse renovador nos alunos do curso de Licenciatura em Química, futuros profissionais de ensino, bem com contribuir com a melhoria no processo ensino aprendizagem, foi realizado um levantamento bibliográfico em sites de pesquisa como o SCIELO acadêmico e outros similares, sobre metodologias inovadoras de ensino. O resultado compilado do que foi averiguado no levantamento será divulgando,  através de seminário, para os referidos alunos. Dentre as metodologias identificadas, destacam-se, pela frequência e efetividade: Aprendizagem Baseada em Problemas, Sala de Aula Invertida, Aprendizagem em Pares, Ensino Híbrido e Estudo de Caso. Esses métodos visam mostrar os principais conceitos, ferramentas e a aplicação das citadas Metodologias Ativas, apresentando ainda resultados iniciais de cada processo. Mostram-se efetivas também, devido as suas formas de abordagem que trabalham o aprendizado em grupo, mas focam no aluno, fazendo com que ele assuma responsabilidade individual e colaborativa nos trabalhos que lhes são propostos, além do que, são os alunos que monitoram sua maneira de aprendizado, assim, eles podem ajustar as estratégias de ensino aprendizagem da melhor maneira que facilite o seu entendimento. Embora o estudo não tenha sido conclusivo, os resultados parciais são incentivadores, uma vez que, depois da leitura de artigos sobre aplicações de Metodologias Ativas, foram constatados aumentos significativos no desempenho dos alunos nas avaliações, na alta participação e na boa aceitação de tais metodologias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Garcia da Silva, R. R., & Fernandes, M. de F. L. (2017). METODOLOGIAS INOVADORAS DE ENSINO: DESPERTANDO O INTERESSE RENOVADOR NOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5295. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30319

Número

Sección

II Encontro de Iniciação Acadêmica