O USO DE CARTILHAS COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO
Resumo
A Governança é um conceito que vem ganhando espaço nos órgãos públicos. A Secretaria de Governança da Universidade Federal do Ceará foi criada em janeiro deste ano com o intuito de institucionalizar as ações de Governança na Universidade, visando auxiliar a Alta Administração na garantia da consecução dos objetivos estratégicos da UFC. Tendo em vista que este é um conceito novo na Administração Pública, a Secretaria de Governança está elaborando uma cartilha para difundir conceitos de Governança na comunidade acadêmica. A questão que a pesquisa visa investigar é: a cartilha é o melhor meio para difundir o conceito de Governança? O objetivo geral desse artigo é identificar o meio adequado para que os servidores da UFC obtenham conhecimento sobre Governança. Para responder o problema de pesquisa foi feito um levantamento por intermédio do questionário utilizando a Escala Likert e os dados foram tabulados em uma planilha eletrônica. A escala Likert foi utilizada apresentando uma escala de concordância variando de 1 a 6, representando um grau de concordância de extremamente fraca até um grau extremamente forte. O questionário foi aplicado entre servidores das coordenadorias das Pró-Reitorias localizadas no Benfica tendo em vista a facilidade de acesso, visando saber a efetividade da elaboração de uma cartilha sobre Governança. A análise compreendeu o cálculo da moda, da média, da mediana e do desvio padrão das respostas, a fim de ser feita uma análise mais precisa. Conclui-se que os servidores sabem o que é Governança, porém têm uma concordância fraca sobre a suficiência desse conhecimento próprio sobre Governança, assim como o da comunidade acadêmica. Por último, os entrevistados concordam fortemente que a cartilha é um meio efetivo para se difundir o conceito de Governança na comunidade acadêmica.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Jonathan de Lima, A., & Pinho, R. C. de S. (2017). O USO DE CARTILHAS COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5343. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30367
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
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