OLIMPÍADA CEARENSE DO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA: ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE QUÍMICA DA UFC.

Autores/as

  • Daniele Barbosa de Freitas
  • Byanca Simões da Silva
  • César Alves Barros
  • Nilce Viana Gramosa Pompeu de Sousa Brasil

Resumen

A Olimpíada Cearense do Ensino Superior de Química (OCESQ) é um projeto educacional que tem como objetivo principal identificar jovens com talento e aptidão para o estudo da Química, estimulando-os à curiosidade científica, bem como, incentivando-os a aplicar seus conhecimentos e suas habilidades. Esta primeira edição da OCESQ foi destinada aos estudantes regularmente matriculados nos cursos de Química (bacharelado e licenciatura), Química industrial, Engenharia química e Farmácia das Universidades Estaduais, Federais, Faculdades e Institutos de Educação em todo o estado do Ceará. Este trabalho relata as atividades desenvolvidas pelos Bolsistas de Iniciação Acadêmica (BIA) que fazem parte deste projeto. Os bolsistas foram engajados ao estudo dos conteúdos das disciplinas de Química Analítica, Físico-Química, Química Inorgânica, Química Geral e Química Orgânica, para aprofundamento e auxílio no atendimento aos estudantes dos Cursos de graduação de Química da UFC; Desenvolveram atividades experimentais no Laboratório de Fitoquímica de Plantas Medicinais III e Participaram da organização da Solenidade de Premiação da I OCESQ. A troca de conhecimentos entre os bolsistas da OCESQ e os demais estudantes dos cursos de Química da UFC mostrou ser um meio de incentivo ao aprofundamento dos estudos nesta área. Outro fator importante observado foi a satisfação dos bolsistas e alunos olímpicos ao participarem da entrega da premiação, acompanhando os medalhistas e demais premiados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Barbosa de Freitas, D., Simões da Silva, B., Barros, C. A., & Gramosa Pompeu de Sousa Brasil, N. V. (2017). OLIMPÍADA CEARENSE DO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA: ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE QUÍMICA DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5354. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30378

Número

Sección

II Encontro de Iniciação Acadêmica