PERCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFISSIONAIS DO TENDON RESEARCH GROUP BRAZIL SOBRE A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA GRADUAÇÃO

Autores

  • Bianca Martins Lourenco
  • Marcio Almeida Bezerra
  • Rodrigo Ribeiro de Oliveira

Resumo

Introdução: Os quatro ou cinco anos de faculdade podem ser usados para qualificar a formação com atividades que vão além da sala de aula, um exemplo disso são os bolsistas de iniciação científica, que além de estarem recebendo conhecimento pronto também estão fazendo ciência. Nesse contexto, o objetivo do estudo é verificar a percepção dos alunos e profissionais acerca de grupos de pesquisas na graduação. Metodologia: o estudo foi realizado com a alunos e profissionais de contexto nacional que fazem parte do grupo de pesquisa da Universidade Federal do Ceará- Tendon Research Group Brazil (TRG-Brazil) por meio de um questionário online composto por 6 questões, dentre elas, 5 obrigatórias e 1 optativa. Amostra de 15 pessoas. Resultados: 10 alunos e 5 profissionais participaram do estudo. Mostrou-se extremamente importante a iniciação científica na graduação para 93,3% dos entrevistados, do quais, citaram como os principais benefícios da inserção em grupos de pesquisas a conquista de conhecimento, experiência e criticidade. Outro ponto levado em consideração foram as dificuldades em realizar pesquisas, em que, a maioria, concorda que a organização de ideias, estruturação do trabalho, conquista de amostras e orçamento financeiro podem ser um impasse em realizar determinado estudo. 80% dos pesquisadores reconhecem a contribuição extremamente importante do TRG- Brazil no seu desenvolvimento profissional e sugerem uma maior divulgação do grupo para abranger maior área, mais profissionais e acadêmicos. Conclusão: Profissionais e alunos reconhecem as dificuldades na realização de pesquisas, assim como, assumem o papel importante do grupo de pesquisa na sua vida profissional. Além disso, concordam que inserção precoce do aluno de graduação em projetos de pesquisa se torna uma ferramenta preciosa para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de nível superior, bem como para estimular e iniciar a formação daqueles que mais se identificam na área acadêmica e científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Lourenco, B. M., Bezerra, M. A., & Ribeiro de Oliveira, R. (2017). PERCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFISSIONAIS DO TENDON RESEARCH GROUP BRAZIL SOBRE A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA GRADUAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5376. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30400

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica