PODEMOS APROXIMAR SABERES DE DUAS LICENCIATURAS? PRIMEIRAS IMPRESSÕES DE UM ESTUDANTE DE FÍSICA SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
Os Encontros Universitários proporcionam aos estudantes possibilidades integrativas entre as comunidades acadêmicas. O objetivo deste trabalho é apresentar as primeiras impressões de um licenciando em Física na busca por aproximações entre conceitos e saberes da Educação Física com sua área de origem. A Física é uma das ciências mais antigas do mundo, que explica todo fenômeno da natureza. Mas, como as demais áreas do conhecimento, a Física depende de outras para manter a dinâmica complexa dos saberes. A Educação Física correlaciona cultura, movimento, corpo e ambiente em processos e ações: educacionais formais, que implicam o bem-estar, de descoberta e aperfeiçoamento do corpo etc. Para justificar as primeiras impressões, usaremos as três principais dimensões da teoria da relação com o saber: a epistemologia, o ser social e a questão identitária. Este relato foi organizado a partir das situações de observação, vivências e leituras de um processo reflexivo sobre a relevância dos conhecimentos das duas Licenciaturas. Por exemplo: um aluno “A” com o pensamento em relação (eu, outro e o mundo) com a Educação Física e a Física em uma partida de basquete. Se aplicarmos a ideia que um fator que une a Educação Física e a Física seriam práticas pedagógicas, temos o pressuposto epistemológico das licenciaturas. Na Educação Física, o aluno “A” pode não atribuir importância às grandezas físicas – como a angulação, parábola, força angular, velocidade etc. – e considerá-las irrelevantes porque a prática esportiva e a diversão podem estar em primeiro lugar na sua lógica. Com o conhecimento da Física no basquete, o aluno poderá ter suas chances ampliadas, se souber que um arremesso implica conhecer ângulos, visão mecânica e média de força. Concluímos que tais reflexões possibilitaram pensar em uma ação coletiva entre as duas Licenciaturas, que poderiam organizar um conjunto de atividades, trocando informações, experiência e desencadear aproximações de saberes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Lopes de Carvalho, J. K., Venâncio, L., & Venancio, L. (2017). PODEMOS APROXIMAR SABERES DE DUAS LICENCIATURAS? PRIMEIRAS IMPRESSÕES DE UM ESTUDANTE DE FÍSICA SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5388. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30412
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.