PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIBIDADES PARA AS LICENCIATURAS.
Resumen
O presente relato tem por objetivo, a partir das experiências obtidas na Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, por meio da bolsa de iniciação acadêmica da PRAE, evidenciar os resultados profícuos das vivências nas atividades realizadas que alcançam os alunos com deficiência visual, atendidos pela Divisão de Produção de Material Acessível. Para o bolsista, o envolvimento com a teoria e com a prática dentro da Secretaria instiga a inteirar-se acerca do assunto, reconhecendo o valor das atividades propostas. Para conhecer de forma minuciosa e colaborar de forma efetiva com o trabalho, o bolsista participa de capacitações pelas quais conhece as funções da Divisão, trabalho realizado em parceria com o Sistema de Biblioteca da UFC. Para isto tem-se por método um embasamento bibliográfico nas normas técnicas da audiodescrição, edição de materiais bibliográficos, inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior e legislação sobre direitos autorais. Conhecer o processo de edição de livros para as pessoas cegas proporciona novas perspectivas. Observa-se que no âmbito acadêmico, o vidente recebe as leituras propostas de prontidão, por outro lado, a pessoa com deficiência visual não tem essa facilidade. A Secretaria de Acessibilidade e o Sistema de Biblioteca atuam, atendendo à demanda por informação científica, possibilitando à pessoa com deficiência visual, a equiparação de oportunidades. Portanto, de acordo com as vivências, vê-se a necessidade do constante progresso da Secretaria na implementação de uma política de inclusão, permitindo ascender os princípios de acessibilidade e sensibilizar a comunidade acadêmica. Nesse sentido, percebe-se a necessidade que as Licenciaturas têm de ofertar disciplinas, momentos, que proporcionem maiores conhecimentos sobre a inclusão de pessoas com deficiência, em particular na educação, no ensino de idiomas para pessoas cegas, que encontram dificuldades pedagógicas e metodologias nos materiais didáticos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Ferreira Medeiros, C. P., & Sousa, C. dos S. (2017). PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIBIDADES PARA AS LICENCIATURAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5399. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30423
Número
Sección
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.