RELAÇÃO ENTRE O COMPORTAMENTO MOTOR E A CAPACIDADE AERÓBICA DE RATOS WISTAR: RELATO DE EXPERIENCIA DE UM BOLSISTA PRAE

Autores

  • Jose Ramon Santos da Silva
  • Alex Soares Marreiros Ferraz

Resumo

No projeto em que fui engajado pela bolsa fui direcionado pelo professor a participar da análise comportamental motor de ratos dentro do tema já proposto pela bolsa, devido o meu curso de zootecnia oferecer estudos sobre comportamento animal, foi de real importância eu acompanhar o projeto pois pude assimilar bastante conhecimento que podem me auxiliar no meu curso. No decorrer do projeto eu acompanhei exercícios feitos nos animais a fim de compreender melhor o objetivo. Como uma das atividades propostas a mim foi a de analisar o comportamento durante o exercício de caminhada na esteira de ratos Wistar, embora tendências atuais exaltem a utilização de métodos alternativos, os modelos animais, como os ratos, apresentam como principal vantagem o fornecimento de informações sobre o organismo como um todo, fato que não é conseguido com outros métodos, o que ainda possibilita o seu emprego em pesquisas cientificas. A experimentação animal nas pesquisas científicas tem contribuído bastante para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, promovendo ao longo dos anos a descoberta de medidas profiláticas e tratamentos de enfermidades que acometem os seres humanos. Animais de várias espécies têm sido utilizados nos últimos tempos, sendo os ratos os mais intensamente utilizados e os mais profundamente conhecidos cientificamente. Diante do que foi dito é válido reconhecer que foram seguidos as normas de habitação, alimentação e manejo corretos, outro ponto a ser destacado é que o projeto ainda não foi finalizado por tanto eu ainda estou auxiliando.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Santos da Silva, J. R., & Marreiros Ferraz, A. S. (2017). RELAÇÃO ENTRE O COMPORTAMENTO MOTOR E A CAPACIDADE AERÓBICA DE RATOS WISTAR: RELATO DE EXPERIENCIA DE UM BOLSISTA PRAE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5461. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30485

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica