A PARTICIPAÇÃO DE MULHERES NA SOCIEDADE CONTEMPORANEA: BIOGRAFIAS FEMININAS E FEMINISMOS NA ESCOLA
Resumo
Este trabalho aborda o desenvolvimento e a execução de uma atividade para discussão sobre a participação de mulheres nos espaços da sociedade contemporânea. O público alvo foi de estudantes da terceira série do nível médio da rede pública estadual de ensino da E.E.F.M. Arquiteto Rogério Fróes, situada no bairro Cidade 2000. A atividade teve como objetivos: discutir a ocultação da mulher nas narrativas históricas “oficiais”; perceber a ausência feminina nos diversos espaços sociais através de dados estatísticos derivada da desigualdade de gênero; compreender como a sociologia discute biografias. A ação foi desenvolvida em dois encontros. No primeiro, a equipe do PIBID/Sociologia fez uma apresentação de biografias de mulheres que têm obtido reconhecimento social em determinados espaços da sociedade, a exemplo das artes, política, literatura, ciência, etc. Logo após, solicitamos que as/os estudantes escrevessem a biografia de uma mulher que elas\eles julgassem importante tornar conhecida. No segundo, apresentamos e discutimos os dados estatísticos da presença feminina, problematizando a produção social da invisibilidade feminina na história “oficial”, recuperando o debate sociológico acerca das dimensões sociais que constituem as biografias. A perspectiva feminista foi trazida à discussão para ser pensada como uma estratégia de combate das desigualdades de gênero. Ao entrarmos em contato com as produções textuais, constatou-se que elas descreviam, em sua maioria, histórias das mães das\dos estudantes. Mulheres que são mães solteiras, que foram abusadas e agredidas, que lidam com o filho no tráfico, mulheres vindas do interior, mulheres que as\os estudantes consideram “guerreiras, trabalhadoras, amorosas e dedicadas”.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Gabrielle Alves Freitas, F. M., Nascimento, B. D., Alexandre de Araújo, M., & Goncalves, D. N. (2017). A PARTICIPAÇÃO DE MULHERES NA SOCIEDADE CONTEMPORANEA: BIOGRAFIAS FEMININAS E FEMINISMOS NA ESCOLA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5560. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30584
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.