A PRÁTICA DO ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO NO SUBPROJETO PIBID MÚSICA UFC SOBRAL
Resumo
Este trabalho foi realizado a partir de relatos de bolsistas ID e supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UFC, Campus Sobral, que atuam em três escolas municipais de ensino fundamental e médio na cidade de Sobral, com o objetivo de elaborar uma análise comparativa sobre os diferentes meios onde acontecem o ensino de violão nas escolas parceiras do programa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com bolsistas ID que ministravam aulas de violão, complementadas pelos depoimentos dos supervisores. Para tanto, elaborou-se: a) um breve estudo do contexto de ensino de cada escola e b) uma análise das narrativas dos bolsistas ID em torno das experiências de ensino-aprendizagem do violão. Foi possível constatar a importância do ensino do violão e perceber as dificuldades relatadas por supervisores e bolsistas, semelhantes em alguns casos com relação à infraestrutura, manutenção e armazenamento dos instrumentos, bem como a falta de integração da direção e até mesmo dos professores das escolas. Contudo, o trabalho dos bolsistas se tornou possível através do apoio dos supervisores que proporcionaram melhorias nos ambientes, que em muitos casos não eram adequados para as aulas de música, cuidando da manutenção dos instrumentos e, dentro do possível, adquirindo instrumentos novos. Tendo em vista as dificuldades na atuação e fatores positivos, os bolsistas em sua grande parte relataram ser possível com empenho e força de vontade levar para as crianças das escolas os conhecimentos acerca do violão. Os bolsistas contemplaram em suas aulas seus próprios conhecimentos prévios sobre o ensino de violão e fizeram pouco uso de outras metodologias. A infrequência dos alunos nas oficinas também foi uma das dificuldades encontradas para a continuidade dos trabalhos desenvolvidos. Por fim, compreende-se a partir dos depoimentos que se faz necessário um ambiente adequado para se ter uma aula de qualidade.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Bernardino Barreto, J. M., Alves, S. S., & Lemos de Queiroz, J. A. (2017). A PRÁTICA DO ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO NO SUBPROJETO PIBID MÚSICA UFC SOBRAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5562. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30586
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
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