A UTILIZAÇÃO DE SMARTPHONES COMO ESTRATÉGIA DE MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM LÍNGUA INGLESA

Autores/as

  • Leonardo Antonio Silva Teixeira
  • Andreia Turolo da Silva
  • Daniel Teixeira de Carvalho
  • Diana Costa Fortier Silva

Resumen

No Brasil, o ensino de língua estrangeira tem sido objeto de diversos debates em relação a teorias e metodologias que promovam o avanço no processo de ensino e aprendizagem. Atualmente, é amplamente discutida a incorporação das novas tecnologias neste contexto. Assim, o objetivo do presente estudo é analisar a utilização de smartphones como estratégia de mediação em atividades de aprendizagem tomando como referencial teórico o conceito de mobile learning (Sharples, Taylor, & Vavoula, 2007). As atividades aqui analisadas foram conduzidas em uma aula de produção escrita em língua inglesa, executada em uma das ofertas de cursos do Programa Idiomas Sem Fronteiras – Inglês, na Universidade Federal do Ceará (UFC), e tinham como principal propósito o desenvolvimento da competência comunicativa (Brandl, 2007) subjacente à produção escrita de emails, em contextos formais e informais de uso. Foram analisados os resultados das atividades propostas em relação aos objetivos de aprendizagem previamente elencados, bem como as impressões dos participantes em relação à utilização dos smartphones. Foram aplicados dois questionários: o questionário I teve o objetivo de caracterizar o perfil dos participantes e o questionário II o de investigar a percepção dos estudantes em relação ao uso dos smartphones enquanto ferramentas mediadoras de aprendizagem. As produções escritas foram analisadas levando em consideração aspectos linguísticos e contextuais trabalhados em sala de aula, e a aplicação ou não destes elementos nas atividades realizadas. Os resultados mostraram que há grande receptividade dos estudantes em relação ao uso dos smartphones na realização de tarefas e que a utilização destes dispositivos promove contextualização, motivação e produtividade na aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Silva Teixeira, L. A., Turolo da Silva, A., Teixeira de Carvalho, D., & Fortier Silva, D. C. (2017). A UTILIZAÇÃO DE SMARTPHONES COMO ESTRATÉGIA DE MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM LÍNGUA INGLESA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5570. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30594

Número

Sección

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência