AULA DE HISTÓRIA NO MUSEU: DISCUTINDO O MASSACRE NO CALDEIRÃO E A PERSEGUIÇÃO A FREI TITO
Resumo
Dadas as circunstâncias atuais do cenário econômico, político e social do Brasil, entendemos ser necessário, mais do que nunca, utilizar o conhecimento histórico para compreender que, não é de hoje, o fato das elites no país tratarem de silenciar, oprimir e marginalizar as camadas sociais mais populares. Percebendo também a necessidade de discutir temas ainda pouco trabalhados no ensino de História (tendo em vista os recortes superficiais de alguns livros didáticos), buscamos discutir sobre o massacre ocorrido na comunidade do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto durante a Ditadura Vargas e a perseguição sofrida por Frei Tito no período da Ditadura Militar. Pois, apesar de serem momentos diferentes da história do Brasil, são exemplos no que diz respeito ao jogo de poder que ocorre frequentemente no país. Para a realização da atividade, utilizamos o espaço do Museu do Ceará, aproveitamos as exposições sobre o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto e Frei Tito para ilustrar e trazer reflexões aos presentes analisando e historicizando os temas propostos. Não apenas tratamos dos fatos narrando-os, nossa proposta foi ir além, isto é, instigar nos ouvintes a sensibilidade desenvolvida por historiadores em formação, sensibilidade que ainda permanece presa ao meio acadêmico. Ao final da atividade no museu, propomos um diálogo a fim de construirmos juntos um conhecimento acerca do que foi exposto e problematizado, ouvimos os presentes e foi muito interessante a forma como cada um absorveu os assuntos discutidos ali, destarte, nosso objetivo foi concretizado, pois, novas compreensões sobre a História do Ceará e do Brasil foram desenvolvidas. Foi uma ótima experiência; é gratificante realizar algo para além da superficialidade dos livros didáticos e das paredes da sala de aula.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Moreira Sousa, C. F., & Sabino Fernandes, A. C. (2017). AULA DE HISTÓRIA NO MUSEU: DISCUTINDO O MASSACRE NO CALDEIRÃO E A PERSEGUIÇÃO A FREI TITO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5599. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30623
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.