AULA DE INCENTIVO AO ESTUDO DE QUÍMICA E PREPARAÇÃO PARA OLIMPÍADA
Resumo
A Olimpíada Cearense de Ciências (OCC) ocorre anualmente para alunos do ensino médio das escolas públicas e privadas. As escolas públicas, muitas vezes, têm dificuldade para inscrever os estudantes na olimpíada, bem como na preparação frente os conteúdos exigidos. Para suprir essa problemática, a Escola de Ensino Médio Liceu do Conjunto Ceará inscreveu os estudantes na olimpíada e organizou em conjunto com os bolsistas PIBID de Química um curso preparatório para a Olimpíada Cearense de Química (OCQ). Estabeleceu-se horários de aulas no contra turno para a preparação dos discentes. O objetivo da proposta foi usar a Olimpíada Cearense de Química (OCQ)como estratégia de aproximação dos estudantes com a disciplina de Química. O PIBID ficou responsável pelas aulas com a temática de Química Orgânica cujo conteúdo teórico está estabelecido pelo edital da OCQ. Os planos de aulas foram preparados pelos bolsistas do PIBID, contendo as seguintes orientações: sondagem de conhecimentos prévios por meio de perguntas e uma breve revisão dos conteúdos básicos de química, introdução do conteúdo programado, resolução de questões de trabalho dirigidos (TD’s) e exercícios em sala de aula, buscando envolver os discentes na resolução. Os conteúdos foram apresentados com o auxílio de slides e objetos educacionais como: moléculas de plástico, vídeos e programas computacionais, utilizou-se também quadro branco para exemplificar conteúdos não compreendidos e para resolução de questões. Foi observado que o projeto motivou e despertou o interesse dos alunos pela Química além de contribuir para desmistificação de conteúdos anteriormente não compreendidos.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Lopes da Silva, D., Lima de Araújo, A., Borges Calixto, M. M., Oliveira, N. F. de A., & Dias Filho, F. A. (2017). AULA DE INCENTIVO AO ESTUDO DE QUÍMICA E PREPARAÇÃO PARA OLIMPÍADA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5600. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30624
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
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