CONSTRUCIONISMO NA PRÁTICA DOCENTE
Resumo
No modelo tradicional o aluno é compreendido como um sujeito receptor do saber. Porém, na abordagem Construcionista ele é agente, ou seja, faz parte do desenvolvimento da aprendizagem o discente construir algo com base no conhecimento ministrado. Este trabalho tem por objetivo observar se os mecanismos utilizados pelos licenciandos, da Universidade Federal do Ceará, na construção do conhecimento durante uma aula interdisciplinar ministrada a alunos da Escola Pública de Ensino Fundamental e Médio Santo Afonso, finalmente atenderam a proposta Construcionista. A pesquisa é de cunho qualitativo e o material objeto da análise foi a filmagem da aula ministrada com cinquenta e um minutos. A gravação foi segmentada em três momentos: exposição de conteúdo, elaboração de material com base no conteúdo adquirido e a apresentação do que foi confeccionado. No segundo momento os discentes-professores requisitaram aos alunos que confeccionassem cartazes digitais que promovessem a conscientização alimentar, tema da aula em questão, através de computadores. Os licenciandos pertenciam a cinco áreas diferentes, mas apenas uma delas conseguiu ser explorada na prática. Na produção intelectual a área que mais foi trabalhada, ainda que de forma superficial, foi a de Sistemas e Mídias Digitais, através dos conceitos básicos na confecção do cartaz digital. Ao refletir sobre esse quadro abrem-se outros caminhos para dar continuidade a essa pesquisa. Cabe questionar posteriormente se a proposta Construcionista se encaixaria melhor com apenas uma área de conhecimento e assim resultaria em um produto com melhor qualidade na etapa três do processo.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Lustosa, G. S., Soares, F. R. da S., Romualdo Soares, D. M., Santos da Silva, J., Loureiro, R. C., & Luciana de Lima. (2017). CONSTRUCIONISMO NA PRÁTICA DOCENTE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5616. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30640
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
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