DISCUTINDO SOBRE AS AFRICANIDADES NO ESPAÇO ESCOLAR MEDIANTE O V SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE DO PIBID/PEDAGOGIA/UFC
Resumo
Este trabalho relata a experiência de alunos bolsistas do PIBID na escola Municipal Alvorada, vivenciada no V Seminário de Formação Docente realizado pelo Subprojeto Pedagogia/UFC, no período de 09 e 10 de agosto de 2017. Tem por objetivo refletir sobre a importância desta atividade para a formação inicial do pedagogo, tendo em vista o estudo sobre as Africanidades no espaço escolar e o papel de alunos e professores na afirmação e valorização da identidade étnico-racial dos negros no Brasil, apoiando-nos em estudos de Nóvoa (1995) e Cavalheiro (2006) que tratam, respectivamente, sobre formação docente e o racismo na sala de aula. Quanto à metodologia, evidenciamos que o seminário de Formação Docente vem acontecendo semestralmente e tem como objetivo propiciar a alunos e professores seções de estudos e oficinas sobre diversas temáticas acerca da educação, voltadas para ações de alfabetização e letramento com ludicidade. Na sua 5ª edição, foram abordados estudos referentes às Africanidades no contexto escolar, conforme a Lei nº 10. 639/03. Os bolsistas “pibidianos” da escola Municipal Alvorada foram incumbidos de apresentarem sobre o papel da escola na construção da identidade etnicorracial africana e seus descendentes. Para isso, utilizamos como materiais de suporte textos relacionados à temática e a realização de atividades (oficinas) que colaboraram para a reflexão sobre o trabalho do professor no trato da questão sobre o pertencimento Afro em sala de aula. Os resultados do seminário mostraram as experiências bem-sucedidas dos bolsistas nas salas de aula em que atuam, promovendo, assim, os valores humanos e os princípios éticos. Como conclusão, reconhecemos que o trabalho realizado na escola e retratado no seminário vem contribuindo para o reconhecimento e a afirmação da identidade negra no Brasil, promovendo uma formação docente crítica, reflexiva e engajada no combate ao preconceito tanto na escola como em outros espaços sociais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Rosa, B. de H., Noronha, A. A., Marques, S. O., & Albuquerque da Silva, M. J. (2017). DISCUTINDO SOBRE AS AFRICANIDADES NO ESPAÇO ESCOLAR MEDIANTE O V SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE DO PIBID/PEDAGOGIA/UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5630. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30654
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.