QUÍMICA MÁGICA: “UM DESPERTAR PARA A CIÊNCIA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS QUÍMICOS”
Resumo
As atividades experimentais contextualizadas no Ensino de Química facilitam a aprendizagem e estimulam a curiosidade dos estudantes, sendo de extrema importância, portanto, a sua aplicação para assimilar os conteúdos em sala de aula. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo principal usar a temática “mágica” relacionando-a aos conteúdos de química abordados em sala para turmas da 2° série do Ensino Médio da E.E.F.M. Santo Afonso. Soluções, equilíbrio químico e interações moleculares foram os conteúdos selecionados no presente trabalho. Após um levantamento bibliográfico e a seleção de experimentos, elaborou-se um plano de aula no qual foi definida a estratégia a ser usada. O foco principal da atividade é usar o ilusionismo para despertar a atenção dos alunos. Os experimentos envolveram, principalmente, mudança de cor, devido a utilização de indicador, mudança de pH, mistura de duas substâncias, polaridade, reações químicas e interações moleculares. Ao final de cada experimento, os bolsistas do PIBID explicavam os fenômenos observados pelos estudantes e um questionário era aplicado. Os dados do questionário aplicado, indicam que os estudantes revisaram alguns conteúdos estudados durante a 1º e 2º série do Ensino Médio e que as aulas foram importantes para sanar dúvidas em relação aos conceitos abordados durante as aulas. Adicionalmente, se observou uma participação mais efetiva da turma em comparação a uma aula convencional, discussões e debates acerca da Química envolvida em cada etapa dos experimentos passaram a se tornar mais frequentes em sala de aula e os estudantes se tornaram mais curiosos por assuntos relacionados a química. Desse modo, os objetivos inicialmente propostos, do PIBID-Química no presente trabalho, foram alcançados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Ferreira, G. S., Rodrigues, M. V., Souza, L. H. da C., Medeiros, R. C., & Rodrigues de Sousa, J. (2017). QUÍMICA MÁGICA: “UM DESPERTAR PARA A CIÊNCIA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS QUÍMICOS”. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5734. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30758
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.