#GUIANOHISTORY: OS USOS E ABUSOS DA HISTÓRIA
Resumo
Esta pesquisa busca mobilizar saberes em torno das discussões sobre História Pública, produção, divulgação e apropriação de narrativas de passado para além da academia, a partir da problematização em torno da elaboração e apropriação do discurso da série Guia Politicamente Incorreto do canal por assinatura History Channel, por diferentes sujeitos. Desse modo, torna-se essencial pensarmos sobre os desdobramentos dessa produção, compreendida como produto cultural midiático, a fim de desenvolvermos uma reflexão crítica a cerca dessas narrativas, tendo em vista, a inserção destas em uma complexa rede que na contemporaneidade transforma significativamente os usos do passado na dimensão política. Dessa forma, a partir da análise da série, buscaremos aprofundar a discussão por meio da reflexão de autores como Antoon De Baets em seu artigo “Uma teoria do abuso da História” (2013), Jurandir Malerba no livro História e Narrativa – A Ciência e arte na Escrita da História (2016); François Hartog: Evidência da História – O que os historiadores veem (2011); E o livro ”Assassinos da Memória” do historiador francês Pierre Vidal- Naquet. Desse modo, discutiremos como narrativas como o Guia marcam os debates em torno do trabalho e da função social da história e dos historiadores, tendo em vista, que a pesquisa em historia exige rigor metodológico, responsabilidade e ética na escrita, por desempenhar papel importante na formação da consciência histórica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Isadora Leite Lima, M., & Regina de Lucena Lucas, M. (2021). #GUIANOHISTORY: OS USOS E ABUSOS DA HISTÓRIA. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1872. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/74995
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.