AUDIODESCRIÇÃO COMO FERRAMENTA DE ACESSIBILIDADE NO INSTAGRAM
Resumo
Conforme Mota e Romeu Filho (2010), a Audiodescrição (AD) além de um recurso de acessibilidade é uma modalidade de Tradução Audiovisual Acessível (TAVa) que possibilita à pessoa com deficiência visual, por meio de informação sonora, inclusão cultural, social e escolar. Assim, configura-se, portanto, como uma atividade de mediação linguística e tradução intersemiótica, que transforma o visual em verbal. Dessa forma, este trabalho objetiva apresentar o relato de experiência acerca do planejamento e execução da oficina intitulada “Audiodescrição como ferramenta de acessibilidade no Instagram”, com carga horária de 03 horas, realizada em junho de 2021, durante o evento “Calourada no Mauc”, organizado pelo Museu de Arte da UFC – MAUC e transmitido de forma síncrona pela plataforma do Google Meet. A oficina foi planejada e ministrada por estudantes de mestrado de dois programas de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução – POET da UFC e o Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada – PosLA da UECE, ambos colaboradores do grupo de pesquisa em Legendagem e Audiodescrição (Lead) e ao Laboratório de Tradução Audiovisual (Latav) da Uece. As atividades da oficina foram supervisionadas pelas Professoras doutoras Patrícia Araújo Vieira – UFC e Alexandra Frazão Seoane – UECE. Nosso objetivo foi apresentar um panorama geral sobre AD, mais especificamente de imagens estáticas e sua aplicação em postagens de Instagram. A oficina foi organizada em três etapas: Introdução teórica; Exemplos de aplicação (no Instagram); Exercícios. Como base para a fundamentação teórico-metodológica foi utilizado a dissertação de Oliveira (2018): “Proposta de cartilha de audiodescrição didática para professores da educação básica”, Coster e Mühleis (2007) e Holland (2009) que versam sobre audiodescrição de artes visuais. Participaram da atividade aproximadamente 40 pessoas, sendo a maioria do público interno (Estudantes e servidores docentes e técnico administrativo da UFC)Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Candido da Silva, D., & Araujo Vieira, P. (2021). AUDIODESCRIÇÃO COMO FERRAMENTA DE ACESSIBILIDADE NO INSTAGRAM. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2009. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75132
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.