AVISTAGENS DE BOTO-CINZA (SOTALIA GUIANENSIS) NA ENSEADA DO MUCURIPE, FORTALEZA-CE
Resumen
O boto-cinza, Sotalia guianensis, é um pequeno delfinídeo que habita regiões costeiras e abrigadas desde Honduras, na América Central, até Santa Catarina, no sul da América do Sul. No Ceará, indivíduos dessa espécie encalham ao longo de todo o litoral. Na região central do litoral do estado, ao largo de Fortaleza, existe uma população residente na enseada do Mucuripe. Inclusive, o boto-cinza é considerado patrimônio natural da cidade de Fortaleza. Dentro desse contexto e visando uma maior divulgação desse patrimônio aos moradores e visitantes de Fortaleza, o presente estudo teve como objetivo identificar pontos de avistagens do boto-cinza na enseada do Mucuripe. Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico de registros de golfinhos na enseada. A partir disso, foram determinados cinco pontos para a visualização plena do boto-cinza: praias do Náutico, Beira-mar, Iracema, porto do Mucuripe e píer do Marina Park Hotel. Cada sessão de visualização teve duração de 4h. As sessões foram realizadas entre setembro de 2020 e fevereiro de 2021. Para isso, foi utilizada a metodologia de observação por ponto-fixo e embarcado, além de registros fotográficos e videográficos nos locais em que os animais se mostraram presentes. No total, o esforço de visualização realizado foi de 60 h. O boto-cinza foi registrado em quatro dos cinco pontos de amostragem: Beira-mar, Iracema, porto do Mucuripe e píer do Marina Park Hotel. Desses, apenas o porto do Mucuripe não possui livre acesso ao público. O tempo de efetiva permanência do boto-cinza por sessão de amostragem, por ponto fixo, variou entre 5 e 47 min, excluindo-se as sessões em que não houve registros de presença da espécie. A partir desses resultados, fica evidenciado que Beira-mar, Iracema e píer do Marina Park Hotel são pontos em que os moradores e visitantes de Fortaleza podem ter a oportunidade de visualizar esses animais na natureza.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Vitoria Rocha Alves, M., V Faria, V., & Vieira Faria, V. (2021). AVISTAGENS DE BOTO-CINZA (SOTALIA GUIANENSIS) NA ENSEADA DO MUCURIPE, FORTALEZA-CE. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2027. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75150
Número
Sección
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.