DOMINÂNCIA SOCIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Resumo
O Brasil tem vivido um período de expansão e interiorização da Educação Superior nos últimos 20 anos, sendo desafiado por mudanças em seu caráter elitista em uma cultura colonial. Destaca-se a orientação para a Dominância Social como uma predisposição para as relações intergrupais hierárquicas, atitudes individuais que se constituem, em interação com as questões estruturais e institucionais, um processo que produz e reproduz os sistemas de desigualdade. O objetivo desta pesquisa foi analisar o construto Dominância Social na relação entre estudantes e docentes Educação Superior por meio de uma pesquisa quantitativa com 211 estudantes e 60 docentes de uma instituição do Nordeste por meio de um questionário com questões sociodemográficas, o conhecimento em direitos humanos e a Escala de Dominância Social. Resultados e Discussão: Os (as) docentes e estudantes que apresentaram maior média de Dominância Social representam 24% do total da amostra, sendo 86,2% de estudantes e 13,8% de docentes, do sexo feminino (56,9%), de cor parda (47,7%), seguida da cor branca (43,1%,), preta (6,27%) e amarela (3,1%). O teste t de Student demonstrou que docentes tiveram escore estatisticamente maior do que estudantes, que pode se relacionar à busca de status e autoridade, uma tendência liberal de educação. O teste t para amostras independentes mostrou uma diferença estatisticamente significativa entre o conhecimento dos (das) docentes sobre os conteúdos de Direitos Humanos, demonstrando, estatisticamente, que mais conhecimento de Direitos Humanos não está vinculado à menor Dominância Social, ou seja, ao maior apoio às políticas de igualdade. Conclusão: a instituição em análise, como qualquer outra instituição de educação, é desafiada a assumir que a tendência à dominância social é um processo estrutural, influenciando as relações de ensino e aprendizagem, sendo urgente investir em uma formação docente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Aparecida Alves Sobreira Carvalho, M., & Morais Ximenes, V. (2021). DOMINÂNCIA SOCIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2101. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75224
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.