INSEGURANÇA ALIMENTAR E COMORBIDADES EM PACIENTES COM HIV/AIDS ATENDIDOS UNIDADE BÁSICA DE FORTALEZA
Resumo
Introdução: O surgimento da terapia antirretroviral trouxe aos pacientes HIV positivos uma maior expectativa de vida. Essa longevidade, por outro lado, contribuiu para o desenvolvimento de diversas comorbidades, que se devem principalmente à ativação imune sistêmica, inflamação, aterosclerose e alterações metabólicas relacionadas à terapia antirretroviral. A Insegurança Alimentar (IA) entra nesse contexto como um importante fator de risco e agravante dessas condições¹. Objetivo: Descrever a prevalência de comorbidades e insegurança alimentar em pacientes com HIV/AIDS atendidos em uma Unidade Básica (UBS) de Fortaleza. Metodologia: A coleta dos dados foi realizada através de um questionário sobre as condições socioeconômicas, clínicas e demográficas e pela aplicação da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar. Resultados: Participaram 96 voluntários, dos quais, 75% (n=72) eram do sexo masculino, com idade média de 36 anos. Da amostra analisada 56% (n=54) apresentavam comorbidades, sendo depressão e hipercolesterolemia as mais prevalentes, ambos com 16,85% (n=9) de prevalência, seguida de diabetes 8,99% (n=5), hipertrigliceridemia 8,99% (n=4,85), e hipertensão 6,74% (n=3,63). Ademais, desses 54 pacientes com comorbidades, 46,29% (n=25), encontravam-se dentro dos critérios definidores para IA. Esses resultados são sustentados pela literatura¹, que evidencia a relação da insegurança alimentar atual, baseada substancialmente na ingesta de alimentos com alta densidade calórica e baixo valor nutricional, associado à síndrome metabólica, complicações cardiovasculares e à resistência insulínica. Conclusão: É crucial, portanto, que haja maior efetivação de estratégias, para alteração de fatores modificáveis, por meio da implementação e prática do serviço multiprofissional com o objetivo de acompanhamento terapêutico e assim melhor enfrentamento da doença, manejo consciente da alimentação e prática de exercícios físicos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Suzy Praxedes, W., Cardoso Façanha, M., Nogueira Frota da Costa, L., Lorrana de Sousa Damasceno, D., Freitas Vieira da Cunha, V., & Cardoso Facanha, M. (2021). INSEGURANÇA ALIMENTAR E COMORBIDADES EM PACIENTES COM HIV/AIDS ATENDIDOS UNIDADE BÁSICA DE FORTALEZA. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2178. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75301
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.