METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS NO ENSINO REMOTO: A EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA DE FORMULAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS I NO SEMESTRE 2021.1

Autores

  • Ivna Karla Magalhaes
  • Tayana Cibele Canafístula Torres
  • Suely Salgueiro Chacon

Resumo

O presente trabalho é fruto da disciplina de estágio à docência do PPGAPP, no qual as autoras mestrandas acompanharam o desenvolvimento da disciplina de Formulação Implementação e Avaliação de Políticas Públicas I, do curso de Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará. No decorrer da disciplina, foram utilizadas metodologias participativas, como a proposta de que os estudantes se organizassem em equipes de 6 participantes e formulassem e apresentassem para a turma uma política pública, com tema livre. Versando sobre os mais diversos temas, da pobreza menstrual ao direito à cidade, os discentes dedicaram-se à proposta apresentada pela professora e aprofundaram-se não só no ciclo das políticas públicas, ponto central na disciplina ministrada, como em problemas públicos relevantes para a sociedade, sobretudo no contexto do território do município de Fortaleza. Previamente à produção desses trabalhos, houve a realização de aulas expositivas, nas quais foram apresentados conceitos importantes para a produção dos trabalhos, bem como a participação de profissionais atuantes na área de Gestão de Políticas Públicas, a fim de possibilitar aos estudantes um contato com experiências reais, além do conteúdo teórico. O resultado obtido foi o engajamento dos estudantes, ainda que a disciplina tenha se realizado de forma remota, por conta da necessidade de distanciamento social para contenção da pandemia de COVID-19 e o desenvolvimento e a apresentação de trabalhos com um nível destacado de elaboração. Dessa forma, a utilização de metodologia participativa permitiu uma experiência mais próxima tanto entre os estudantes – que necessitaram contatar uns aos outros para a organização dos trabalhos em equipe – quanto entre docente e corpo discente – por meio da criação de grupo na plataforma de comunicação instantânea “whatsapp”, para sanar dúvidas e auxiliar os estudantes.

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

Karla Magalhaes, I., Cibele Canafístula Torres, T., & Salgueiro Chacon, S. (2021). METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS NO ENSINO REMOTO: A EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA DE FORMULAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS I NO SEMESTRE 2021.1. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2212. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75335

Edição

Seção

XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação