O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DURANTE O PERÍODO DE AULAS REMOTAS: A EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE TÓPICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Resumen
O estágio na educação superior é um momento importante da formação dos pós-graduandos, pois ele proporciona aos estudantes a vivência de situações educativas que podem contribuir para uma futura atuação docente. No entanto, o período de aulas remotas ocasionado pela pandemia de Covid-19, tornou o estágio de docência bastante desafiador, pois foi necessário realizar o acompanhamento das disciplinas de forma totalmente virtual. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é realizar um relato reflexivo sobre as adaptações do estágio na disciplina de Tópicos de Ciências da Natureza, ofertada no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Durante o semestre 2020.2, as aulas ocorreram com a utilização do aplicativo Google Meet, permitindo uma interação em tempo real com os estudantes e a utilização de diversas estratégias didáticas, como debates, construção coletiva de textos e realização de experimentos científicos. Além disso, a regência realizada foi adaptada ao contexto vivenciado, assim, foi promovida uma roda de conversa sobre o desequilíbrio ambiental e a pandemia de covid-19, com o objetivo de discutir as causas e o impacto da pandemia no mundo. Vale ressaltar que além do assunto ser bastante atual, a bibliografia indica que há um consenso sobre a carência de disciplinas de ensino de ciências na estrutura curricular dos cursos de Pedagogia, por isso, a disciplina optativa Tópicos de Ciências da Natureza representa uma expressiva contribuição na formação científica de pedagogos. Dessa forma, concluiu-se que o estágio, ainda que no formato remoto, continua sendo uma excelente oportunidade de aprendizagem e reflexão. Além disso, as discussões realizadas durante o estágio suscitaram várias reflexões sobre a importância de realizar um ensino contextualizado e baseado em conhecimentos científicos que possam se contrapor as inúmeras notícias falsas e sem embasamento científico que estão presentes nas mais diversas mídias.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Sales Miranda, R., & Crosara Maia Leite, R. (2021). O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DURANTE O PERÍODO DE AULAS REMOTAS: A EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE TÓPICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2249. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75372
Número
Sección
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.