O “INTELECTUAL DE PROVÍNCIA” CEARENSE EM MEADOS DO SÉCULO XX
Resumo
Entre os anos 1930-1960, compôs-se em Fortaleza uma geração de intelectuais conhecidos por sua atuação no universo das letras e estabelecidos a partir do empreendimento de instituições culturais seminais para a estruturação do campo de produção simbólica local. O Grupo Clã reuniu escritores interessados na expansão do mercado de ideias e profissionalização da lida com objetos simbólicos, promovendo congressos, ativando editoras e criando entidades de representação de classe, universidade e secretaria de Estado. A perspectiva desse estudo guia-se no sentido de compreender a conformação dos modelos de intelectual gestados na formação social cearense do período. Argumento que, localizados relacionalmente aos centros numa posição periférica, na qual a referência aos polos “sulistas” de produção simbólica se tornava indispensável, fundamentavam-se estratégias de dependência (pela necessidade de reconhecimento junto aos pares) ao passo que se tensionava o jogo apostando em regimes de diferenciação a partir da própria noção de regionalidade: sem recusar a classificação, apostavam no recurso à história da literatura cearense, com seus patronos e movimentos consagrados, enquanto via de legitimação, fazendo frente à alcunha de “regionalistas” e defendendo o poder de autoria do local sobre o universal, buscando ultrapassar assim o dito lugar de intelectuais de província, que no máximo chegariam ao nível estadual de relevância na compreensão das escalas da época entre os espaços sociais. Os materiais que serviram ao escrutínio da morfologia de relações entre os agentes com vistas à compreensão das suas autorrepresentações enquanto intelectuais situados na província vão desde as publicações resultantes de seus congressos e reuniões, o exame de suas publicações periódicas e a composição de um perfil de elite informante dos modelos intelectuais através de trajetórias exemplares de alguns dos agentes envolvidos nesse processo. Agradeço à CAPES pela concessão de bolsa de pesquisa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Soares de Oliveira, E., & Borges Leao, A. (2021). O “INTELECTUAL DE PROVÍNCIA” CEARENSE EM MEADOS DO SÉCULO XX. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2256. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75379
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.