O TURISMO NA CIBERCULTURA: FORMAS DE USO DA INTERNET NAS PRÁTICAS TURÍSTICAS DO PÚBLICO ACADÊMICO NO CEARÁ

Autores/as

  • Eduardo Rodrigues Alves
  • Christian Dennys Monteiro de Oliveira

Resumen

Entreposto entre os estudos culturais da geografia e o turismo enquanto campo de estudo, este trabalho objetiva reconhecer o ciberespaço (LEMOS, 2007; LÉVY, 1999; SANTAELLA, 2003) como componente impulsionador das atividades turísticas, com ênfase ao público acadêmico e ao contexto interiorano do Ceará. Para isso, foi elaborado um formulário online para identificar formas de uso e impressões do público alvo, que foi selecionado por sua ampla distribuição no estado e o fácil acesso por meio de contatos institucionais, acerca da importância da internet em suas práticas turísticas. As questões buscaram abordar tanto as preferencias pessoais de cada pessoa, bem como a frequência de caracterização das práticas turísticas, possibilitando entender o perfil de turista do público alvo. As questões complementares, por sua vez, buscaram compreender as formas de uso da internet no cotidiano, no reconhecimento de destinos turísticos e no planejamento de viagens. A partir das respostas, se reconhece a internet como importante ferramenta de promoção para destinos turísticos alternativos, conformando-se no ciberespaço um mosaico dinâmico de paisagens culturais e naturais além de uma vitrine digital e acessível de produtos e serviços turísticos que constituem imaginários geográficos sobre os locais pesquisados. Entretanto, constata-se que esta ferramenta ainda não tem o seu potencial devidamente utilizado, sendo, portanto, necessário pensar em estratégias de comunicação e de gestão turísticas cada vez mais atentas a essa dinâmica cultural moderna.

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Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Rodrigues Alves, E., & Dennys Monteiro de Oliveira, C. (2021). O TURISMO NA CIBERCULTURA: FORMAS DE USO DA INTERNET NAS PRÁTICAS TURÍSTICAS DO PÚBLICO ACADÊMICO NO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2269. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75392

Número

Sección

XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação