TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS UTILIZADAS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE JOVENS USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
Introdução: Atualmente o transtorno por uso de substância psicoativa é prevalente, principalmente entre os jovens devido buscarem a aceitação em grupos e explorarem com mais intensidade as descobertas de si. Objetivo: Identificar na literatura os tipos de tecnologias educacionais utilizadas na educação em saúde de jovens usuários de álcool e outras drogas. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada em setembro de 2021, nas bases de dados: SCIELO, PUBMED, CINAHL, WEB OF SCIENCE, SCOPUS e na Biblioteca Virtual em Saúde. Para a elaboração da estratégia de busca, utilizaram-se os seguintes Descritores em Ciências da Saúde: “Usuários de Drogas”, “Tecnologia Educacional” e “Educação em Saúde”, combinados através dos operadores booleanos AND e OR. Após a busca foram encontrados 821 artigos, sendo que cinco foram selecionados para compor a amostra final. Utilizou-se como critérios de inclusão: disponíveis na íntegra, nos idiomas português, inglês e espanhol. Excluíram-se 816 publicações, dentre as quais duas estavam duplicadas e as demais não atenderem o objetivo proposto, devido abordarem outras condições crônicas e devido a população estuda não serem jovens e usuários de álcool e outras drogas. Resultados: Quanto à caracterização dos estudos, o ano de publicação variou de 2011 a 2021, dois foram realizados nos Estados Unidos e os outros três no Brasil, Holanda e Austrália. Em relação ao tipo de estudo, houve predominância de ensaio clinico randomizado (três). Os artigos retratavam a adoção de recursos multimídias via web na promoção da saúde de jovens usuário de álcool e outras drogas e tinham como foco principal o fortalecimento do papel do indivíduo no seu processo de educação em saúde. Conclusão: Tecnologias educacionais permitem uma maior interação do usuário, colaboram para que esse participe de forma mais ativa no seu processo de educação em saúde, otimizando a eficácia da intervenção e reduzindo agravos de saúde.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Melo Vieira, M., Leitão de Queiroz, M., Karen de Oliveira Maia, J., Teresinha Gimeniz Galvão, M., & Teresinha Gimeniz Galvao, M. (2021). TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS UTILIZADAS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE JOVENS USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: REVISÃO INTEGRATIVA. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2375. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75498
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.