UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ÁGEIS COMO MELHORIA AO PROGRAMA EMPREENDE UFC
Abstract
O Programa Empreende UFC, que tem por finalidade o estímulo ao empreendedorismo inovador bem como o apoio ao desenvolvimento de negócios para estudantes de graduação, pós-graduação e servidores técnicos administrativos, conta com uma formação de pré-aceleração que aborda competências empreendedoras, ferramentas de estruturação e modelagem de negócios. Diante da sua importância social e institucional, esse trabalho tem como objetivo entender a metodologia aplicada no programa da edição de 2022, realizando um comparativo geral com as edições anteriores, entendendo as modeificações dos procedimentos, dado a busca por uma visão mais sistemática e acompanhamento próximo das equipes.A metodologia adotada foi baseada no método Scrum, procedimento ágil usado no gerenciamento de projetos, que visa o trabalho em ciclos de atividades previamente planejados. Com a aplicação foi possível criar rituais de gestão, apresentação e acompanhamento e, assim, perceber de forma mais rápida as dificuldades enfrentadas pelas equipes. Isso possibilitou à organização tomar ações resolutivas individuais e gerais, diminuindo assim o número de evasão. Com isso, mostra-se o posicionamento e compromisso do Programa com requisitos qualitativos, visando o aproveitamento máximo de cada equipe dentro do processo com um todo.Portanto, os médotos ágeis se caracterizam como uma importante alternativa de acompanhamento de resultados.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2022-01-01
How to Cite
Alves Pinheiro, S., Herbert Araújo Sá, R., & Freires Saraiva Junior, A. (2022). UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ÁGEIS COMO MELHORIA AO PROGRAMA EMPREENDE UFC. Encontros Universitários Da UFC, 7(3), 700. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/85446
Issue
Section
III Encontro de Empreendedorismo e Inovação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.