Título Padrão
Un Recurso para la Enseñanza de ELE1
Palavras-chave:
Música de Protesto, Ensino Crítico, Ditadura ChilenaResumo
Este estudo aplicado, com uma abordagem qualitativa, apresenta uma proposta didática que integra a música como ferramenta educacional no ensino de espanhol a partir de uma perspectiva crítica. A metodologia baseia-se na análise de canções emblemáticas da ditadura chilena e sua aplicação em sala de aula por meio de atividades interativas. A proposta está alinhada com os marcos curriculares OCNEM, BNCC e PCN, promovendo uma aprendizagem integral que abrange aspectos linguísticos, culturais e políticos. Segundo Da Luz (2009), a motivação dos estudantes está diretamente relacionada à abordagem didática, e o uso de músicas favorece a interação e a aprendizagem significativa. Além disso, Alves (2009) destaca a música como uma ferramenta de resistência política. A proposta inclui a análise de canções como Manifiesto e El derecho de vivir en paz, de Víctor Jara, Vuelvo, do Inti-Illimani, e El pueblo unido jamás será vencido, do Quilapayún, explorando sua função como expressões de protesto. Do ponto de vista pedagógico, Nascimento (2023) enfatiza a importância do ensino da língua em contextos socioculturais. As atividades sugeridas incluem a interpretação musical e debates sobre o contexto histórico das canções, com o objetivo de desenvolver competências linguísticas, culturais e críticas. Embora seja apresentada uma proposta aplicável em sala de aula, o estudo não inclui dados de implementação, configurando-se como uma análise teórico-prática com potencial de aplicação em diferentes contextos educacionais.