CONTRIBUCIONES PARA UNA DIDÁCTICA DE LECTURA EN LAS CLASES DE ESPAÑOL

Autores/as

  • UFMG

Palabras clave:

Texto, comprensión lectora, enseñaza de E/LE

Resumen

O texto na sala de aula pode ser usado com, pelo menos, três finalidades diferentes: como instrumento para ensinar/aprender a língua, como ponto de partida para a discussão de um tema ou como objeto de leitura em função de uma habilidade a ser desenvolvida. Essas alternativas não se excluem, podemos explorar um texto contemplando as três finalidades mencionadas. Neste artigo, no entanto, focalizo o trabalho com o texto na aula de espanhol com o propósito de desenvolver a habilidade de compreensão leitora, o que pressupõe a elaboração de um projeto de leitura: seleção de gêneros discursivos, formulação de objetivos de acordo com os gêneros escolhidos e definição de como os textos serão lidos em função dos objetivos. Esses fatores, por sua vez, devem estar articulados com as concepções de leitura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-06-13

Cómo citar

Goettenauer de Marins Costa, E. (2021). CONTRIBUCIONES PARA UNA DIDÁCTICA DE LECTURA EN LAS CLASES DE ESPAÑOL. REVISTA ELETRONICA DO GEPPELE, 1(1), 32–49. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/geppele/article/view/71211