Título Padrão

a mulher negra em foco

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/ip.v6i00.60238

Palabras clave:

Análise do discurso.Mulher negra. Sujeitos LGBTQ

Resumen

Objetivo:Apresentar uma reflexão teórica articulando a análise do discurso, os sujeitos discursivos tendo como enfoque a mulher negra e os sujeitos LGBTQ.
Método: A partir de uma abordagem qualitativa, essa pesquisa se sustenta em um viés ensaístico, aplicando técnica de pesquisa bibliográfica por meio da seleção de textos que o embasaram como as teorias de analise do discurso e a obra da autora Djamila Ribeiro “O que é lugar de fala?
Resultados: Considerando o discurso do filósofo Foucault e o processo histórico dos sujeitos analisados, torna-se evidente o impacto do racismo, sofrido pelas mulheres negras, e do preconceito, enfrentado pelos indivíduos LGBTQ, e como isso afeta suas posições como sujeitos discursivos.
Conclusão: Entende-se a importância da reflexão e não repressão/controle do discurso da mulher negra e dos sujeitos LGBTQ, bem como o valor que o analista do discurso precisa destinar a voz social e histórica do analisado.

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Biografía del autor/a

, Universidade Estadual Paulista

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Filosofia, Marília-SP (2019-2021). Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP, Faculdade de Ciências e Letras - FCLAR - Araraquara - SP (2013-2019). Atualmente é aluna regular do programa de pós-graduação (nível Doutorado) em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Filosofia, Marília-SP, facilitadora de ensino EaD na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), estagiária em docência na disciplina de Marketing II para o Curso de Design na Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - FAAC - Bauru e Professora Voluntária de Álgebra no Cursinho Alternativo da Unesp de Marília (CAUM).

, Universidade Estadual Paulista

Psicóloga Clínica de abordagem Junguiana, mestranda em Ciência da Informação na UNESP, campus de Marília. Pós-graduada lato sensu em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela INDEP. Graduada em Psicologia pela Universidade de Marília, em 2014, desenvolve atualmente pesquisas científicas com enfoque na Suicidologia, Informação e Conhecimento.

, Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Ciência da Informação - Área de concentração: Informação, Tecnologia e Conhecimento pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Mestre em Ciência da Informação - Área de concentração: Gestão da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC- 2019). Bacharel em Biblioteconomia pela Unesp (2015). Aperfeiçoamento em Língua Portuguesa pela WR Educacional (2016). É Membro dos Grupos de Pesquisas Novas Tecnologias em Informação (GPNTI- Unesp), e do grupo de pesquisa Diplomática e Arquivística (UFF/Unesp). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Desenvolvimento Pessoal (CAPES) da linha de pesquisa Produção e organização da Informação (2019- 2020). No âmbito da Atuação Profissional: Atuou durante 04 anos como Professor na Universidade Aberta a Terceira Idade (UNATI) promovido pela Unesp de Marília . Foi Professor, Bibliotecário e Documentalista do Centro de Ensino Superior de Primavera (CESPRI) (2016 ) e Professor de Literatura em Língua Portuguesa na Associação Cultural e Educativa de Primavera (ACEP)- Sistema Positivo.(2016). Atuou como professor nas disciplinas de Metodologia Cientifica e Métodos Qualitativos aplicados à Ciência da Informação para os cursos de Arquivologia e Biblioteconomia no Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Unesp de Marília. (2019-2021). Atualmente é professor facilitador de aprendizagem na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Tem interesse de pesquisa nas temáticas: Arquitetura da Informação digital. Usabilidade. Experiência do Usuário. Tecnologias de Informação e Comunicação Ecologias Informacionais Complexas. Ambientes informacionais digitais. Ciência da Informação.

, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Ciência da Informação pela FFC Unesp - Marília (2013). Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da FFC Unesp (PPGCI). Professora Assistente Doutora dos cursos de Relações Públicas, Design e Radialismo da FAAC UNESP- Bauru. Vice-líder do grupo de pesquisa Comunicação, Informação e Gestão (CIG). No Doutorado contou com bolsa Capes, tendo cursado Gestão da Comunicação na Universidade Nacional de La Plata (UNLP) - Argentina, com bolsa AUGM (Associação Universitária grupo Montevidéu). Mestre em Comunicação pela UNESP (2005), com bolsa Capes, e graduada em Comunicação Social - Jornalismo, UNESP (2000). Licenciada em Programa especial de formação Docente (UNIMES, 2007). Atuou como Professora de Educação Básica I na Rede Pública Estadual de Ensino (SEDUC-SP). É pesquisadora, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação, práticas de informação, comunicação e leitura; gestão da informação e do conhecimento; gestão da comunicação e relações públicas; análise do discurso. Possui experiência docente (Unesp, FIB, FAEF) e profissional nas áreas de Comunicação, Relações Públicas e Assessoria.

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Publicado

2021-08-10

Cómo citar

MIRA, Bianca Savegnago de; FARIAS, Mary Elizabeth Sampaio de Oliveira; BRITO, Jean Fernandes; GUARALDO, Tamara de Souza Brandão. Título Padrão: a mulher negra em foco. Informação em Pauta, [S. l.], v. 6, n. 00, p. 1–16, 2021. DOI: 10.36517/ip.v6i00.60238. Disponível em: https://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/60238. Acesso em: 5 dic. 2025.