Produção científica sobre inclusão digital

um estudo na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/ip.v10i.85213

Palabras clave:

Inclusão Digital, Inclusão Social, Alfabetização Digital, Competência em Informação

Resumen

Observa na Ciência da Informação que os estudos sobre inclusão digital e inclusão social são consideráveis. Os materiais indexados sobre o tema indicam que os/as autores/as envolvidos/as estudam a inclusão digital atrelada a inclusão social. Objetiva mapear a produção científica indexada na Base de Dados em Ciência da Informação sobre inclusão digital no período de 2015-2022. Metodologicamente, é uma revisão de literatura, com abordagem qualitativa. Utiliza a técnica de análise de conteúdo para investigar
núcleos de sentido e categorizações encontradas sobre as pesquisas em inclusão digital na Ciência da Informação, para o período 2015-2022. Os resultados são ilustrados em um quadro reunindo os principais conceitos e contextualizações sobre inclusão digital e, na sequência, apresenta um mapa conceitual com as categorizações que representam a inclusão digital nessa conjuntura histórica, cultural e científica (2015-2022). Conclui que programas de inclusão digital devem ser implementados em conjunto com programas
para a construção de competências digitais, caminhando a favor da inclusão para a alfabetização digital.

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Biografía del autor/a

Arthur Ferreira Campos, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da
Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Mestre em Ciência da Informação pela UFPB, com pesquisa em Arquitetura da Informação. Graduado em Biblioteconomia pela UFRN, com pesquisa em Encontrabilidade da Informação. Graduando em Arquivologia pela UFPB.

Levi Cadmiel Amaral da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Possui especialização em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi). Pós-Graduando em Marketing Digital pela Uniasselvi. Pós-Graduando em Administração Mercadológica pela Uniasselvi. Possui Aperfeiçoamento em Como Ensinar a Distância pela Uniasselvi. Graduado em Administração pela UFPB.

Erinaldo Dias Valério, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (PPGCI/IBICT-UFRJ). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE). Especialista em Língua Brasileira de Sinais - Libras pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC/Campus Cariri) e graduando em Letras - Libras pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Marckson Roberto Ferreira de Sousa, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Engenharia Elétrica na área de Processamento da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com pesquisa em Interfaces Humano-Computador. Mestrado em Engenharia Elétrica na área de Processamento da Energia pela Universidade Federal da Paraíba. Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Direito pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba. Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação da UFPB. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPB, na linha de pesquisa Organização, Acesso e Uso da Informação, e do Programa de Pós-graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes, na linha de pesquisa Gestão de Projetos e Tecnologias Emergentes.

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Publicado

2025-05-05

Cómo citar

CAMPOS, Arthur Ferreira; COSTA, Levi Cadmiel Amaral da; VALÉRIO, Erinaldo Dias; SOUSA, Marckson Roberto Ferreira de. Produção científica sobre inclusão digital: um estudo na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI). Informação em Pauta, [S. l.], v. 10, p. 1–19, 2025. DOI: 10.36517/ip.v10i.85213. Disponível em: https://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/85213. Acesso em: 5 dic. 2025.

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