Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA OS AUTORES

 

AS SEÇÕES DO PERIÓDICO

O autor deve escolher uma seção da revista para submeter o seu manuscrito. Artigo, Carta, Relato de reações adversas, Perspectivas, Povos tradicionais, Arte e saúde, Multiplicidade.

 

EDITORIAL

Os editoriais são a voz da revista Medicinae Plantae e são escritos internamente pela equipe de redação editorial da revista e assinados como “Medicinae Plantae”.

 

CARTAS: Aceitamos correspondências sobre conteúdo publicado na Medicinae Plantae ou sobre outros tópicos de interesse para nossos leitores. As cartas devem ser encaminhadas à Revista por e-mail, devem ser originais e não devem ter mais de 250 palavras. Correspondências de interesse geral, não vinculadas a itens publicados no periódico, podem ter até 500 palavras. Essas cartas não são revisadas por pares (não publicamos pesquisas originais nesta seção), mas o periódico pode solicitar respostas dos autores da publicação original ou encaminhar essas cartas para esses autores.

Aqui, apenas uma tabela ou figura é permitida, e não deve haver mais de cinco referências e cinco autores. Todas as cartas aceitas são editadas e as provas serão enviadas aos autores antes da publicação.

 

RELATOS DE REAÇÕES ADVERSAS

Os relatos de Reações Adversas a Medicamentos são revisados por pares e aqueles que aceitamos serão publicados na seção Cartas. O texto não deve exceder a 800 palavras, com apenas uma tabela ou figura e não mais do que cinco referências. Não serão permitidos mais do que cinco autores.

 

PERSPECTIVAS: Esta seção destina-se a artigos de opinião sobre temas específicos, a convite do Editor, mas também publica resenhas de livros e de outras mídias, via e-mail: medicinaeplantae@gmail.com (máximo 1.500 palavras, 10 referências e 4 autores).

 

ARTIGOS, temos: Artigos Originais (máximo 3.000 palavras, 20 referências e 10 autores), Artigos de Revisão (revisão sobre tema específico - máximo 4.000 palavras, 40 referências e 7 autores), Resumos de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado e de Trabalhos de Conclusão de Curso, Relato de Casos (máximo 1.500 palavras, 20 referências e 5 autores).

 

DOS POVOS TRADICIONAIS: Destina-se ao compartilhamento dos saberes, valores comunitários, cosmologias, visões de mundo, modos de ser, de viver e de estar no mundo dos povos e comunidades tradicionais (máximo 3.000 palavras, 20 referências e 10 autores).

 

ARTE E SAÚDE: Nesta seção publicamos pinturas, gravuras, fotografias e literatura relacionados à saúde em geral.

 

DA MULTIPLICIDADE: Com o objetivo de fortalecer as minorias, esse espaço é dedicado à Voz dos grupos minoritários da sociedade, particularmente à comunidade LGBTQIAP+ (máximo 3.000 palavras, 20 referências e 10 autores).



CUSTOS DE PUBLICAÇÃO

Não há cobrança de taxas para a publicação.

 

PERIODICIDADE

A Medicinae Plantae adota a modalidade de publicação em fluxo contínuo, sendo publicado um volume a cada ano.

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Este periódico oferece acesso livre e gratuito de seu conteúdo, visando disponibilizar o conhecimento científico ao público proporcionando uma democratização do conhecimento.

 

 

O PROCESSO DE SUBMISSÃO

Durante o processo de submissão, os autores têm a obrigação de verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição deve ser original e inédita e não se encontrar sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar no processo de submissão;

  • Os documentos para submissão devem se encontrar em formato Microsoft Word;

  • URLs para as referências devem ser fornecidas quando disponíveis;

  • O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em “Preparo e estrutura dos manuscritos”;

  • Em caso de submissão a uma secção com revisão por pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em “Processo de avaliação por pares” devem ser seguidas.

 

PREPARO E ESTRUTURA DOS MANUSCRITOS



IDIOMAS

Os artigos podem ser redigidos em Português, Inglês ou Espanhol. Quando traduzidos para a língua inglesa ou espanhola, sugerimos que o texto seja revisado por alguém que seja fluente no idioma, preferencialmente, que seja um cientista da área ou profissional habilitado para a tradução correta do manuscrito.



FORMATAÇÃO DO TEXTO

Os artigos devem ser submetidos em formato doc ou docx e Open Office, página tamanho A4 (21 x 29,7 cm.), entrelinhamento 1,5 cm (espaço simples nas citações), corpo 12, tipo Liberation Serif e para citações longas com mais de três linhas a fonte deve ter tamanho 10 e recuo de 4 cm da margem esquerda, de 15 a 25 páginas. Todas as páginas devem ser numeradas no canto superior direito. Evitar ao máximo as abreviações e siglas. Em determinados casos, sugere-se que na primeira aparição no texto, deve-se colocar por extenso a abreviatura e/ou sigla entre parênteses. Exemplo: Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF).





O manuscrito deve conter a seguinte estrutura:

1. Página de rosto; 2. Texto; 3. Agradecimentos; 4. Referências bibliográficas.



PÁGINA DE ROSTO

Na página de rosto devem constar os itens na seguinte ordem:

  • Título completo em português, conciso, objetivo e informativo, devendo conter os pontos-chave do trabalho. Preferencialmente com no máximo 200 caracteres contando letras e espaços;

  • Título deve estar em caixa alta, negrito e centralizado;

  • Nomes dos autores e co-autores na ordem direta e sem abreviações, com suas graduações mais elevadas possuídas, com afiliações institucionais e informações de contato (email). A afiliação institucional refere-se à instituição onde cada autor exerce uma atividade/função e qual atividade/função é esta;

  • Informar o registro ORCID de todos os autores (o registro ORCID pode ser obtido, gratuitamente, através do site http://orcid.org);

  • Resumo e palavras-chave;

  • Título em inglês, na mesma formatação do título em língua vernácula;

  • Resumo e palavras-chave em inglês;

 

RESUMO/ABSTRACT E PALAVRAS-CHAVE/KEYWORDS

  • O resumo e abstract devem ser redigidos em português e inglês (Abstract) com um máximo de 200 palavras. O resumo e abstract de Artigos Originais e Artigos de Revisão devem apresentar de forma clara os Objetivos, Metodologia, Resultados e Conclusão. Para Relatos de Caso, o resumo e abstract devem apresentar Introdução, Relatos de Casos (principais aspectos clínicos, etnofarmacológicos, intervenções (fito)terapêuticas, desfechos...) e Conclusão. O resumo deve conter os objetivos, procedimentos básicos da metodologia e as conclusões principais;

  • Usar verbo na terceira pessoa;

  • Usar parágrafo único, justificado e sem recuo na primeira linha;

  • As palavras-chave/keywords devem vir imediatamente abaixo do resumo/abstract. Listar três a cinco descritores, que devem ser extraídos dos "Descritores em Ciências da Saúde" (Decs): http://decs.bvs.br/, que contém termos em português, espanhol e inglês, e do "Medical Subject Headings" (MeSH): https://meshb.nlm.nih.gov/#/fieldSearch, para termos somente em inglês;

  • As palavras-chave devem ser separadas por ponto e vírgula, e finalizadas com ponto;

  • Cartas e resumos de teses/dissertações não necessitam de resumo;

  • Evitar símbolos, contrações, reduções, equações, diagramas e fórmulas que não sejam de uso corrente, assim como, comentários pessoais, críticas ou julgamentos de valor.



TEXTO

O texto de artigos originais é usualmente, mas não obrigatoriamente, dividido em Introdução, Desenvolvimento (Material e Métodos, Resultados e Discussão) e Conclusão. Nessas seções podem ser incluídos subitens, quando for adequado. Os outros tipos de artigos não precisam necessariamente seguir essa estrutura.

A estrutura dos elementos textuais deve seguir as orientações apontadas no início da seção “Preparo e estrutura dos manuscritos”.

Introdução: A introdução deve conter a apresentação do problema e o objetivo do estudo. Citar somente as referências estritamente pertinentes.

Material e Métodos: descrição clara e precisa da metodologia utilizada, incluindo a seleção dos indivíduos participantes. Os métodos e os procedimentos devem ser descritos em detalhe para permitir a replicação por outros profissionais. Descrever os métodos estatísticos com detalhe suficiente para permitir verificar os resultados alcançados. Apresentar dados quantitativos, quando for adequado, com indicadores apropriados de margem de erros ou de confiabilidades. Indicar quais programas estatísticos foram utilizados.

Resultados: Apresentar os resultados em uma sequência lógica. Não repetir no texto todos os dados das tabelas ou ilustrações, somente as observações mais relevantes. Usar gráficos como alternativa a tabelas com muitos dados. Não repetir dados em gráficos e tabelas. Diminuir tabelas e figuras apenas aquelas necessárias.

Discussão: Destacar os aspectos novos e importantes. Relacionar os resultados observados aos de outros estudos com suas implicações e limitações. Não repetir de forma detalhada os dados dos Resultados.

Numeração progressiva das seções: As seções devem obedecer às seguintes orientações:

  • Os títulos das seções devem ser numerados e justificadas à esquerda;

  • Devem ser utilizados algarismos arábicos;

  • Deve-se limitar a numeração progressiva até a seção terciária;

  • O indicativo numérico de uma seção antecede seu título, sendo separados por um espaço de caractere em branco. Não deve ser utilizada qualquer pontuação entre o indicativo numérico e o texto;

  • São numeradas as seções dos elementos textuais, ou seja, da introdução à conclusão;

  • Todas as seções devem conter um texto relacionado a elas;

  • Errata, agradecimentos, resumo no idioma do texto, resumo em outro idioma e referências, não são numerados, e devem ser centralizados, em letras maiúsculas e negrito;

  • As seções devem ser separadas do texto por um espaço entre linhas de 1,5 em branco;

  • Seções primárias devem ser redigidas em caixa alta e negrito;

  • Seções secundárias devem ser redigidas em caixa baixa e negrito;

  • Seções terciárias devem ser redigidas em caixa baixa, negrito e itálico.

 

AGRADECIMENTOS (OPCIONAL)

Agradecimentos devem constar colaborações de pessoas que não justificam sua inclusão como autor, agradecimentos de auxílio técnico e econômico e relações que representam possíveis conflitos de interesses. Aqui deve ser informado se a pesquisa foi ou não financiada, e todos os tipos de fomento recebidos de agências de fomento ou demais órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa, caso existam.

 

NOMES DE MEDICAMENTOS

Identifique com precisão todos os medicamentos e produtos pelo nome genérico. Não se recomenda o uso de nomes comerciais de fármacos (marca registrada); no entanto, quando sua utilização for imprescindível, o nome do produto deve ser apresentado após o nome genérico, entre parênteses, em minúscula, seguido do símbolo que indica marca registrada, em sobrescrito (®).

 

UNIDADES DE MEDIDA

Devem ser utilizadas as unidades Sistema Internacional de Unidades. As medidas de comprimento, altura, peso e volume devem ser expressas em unidades do sistema métrico (metro, quilograma ou litro) ou seus múltiplos decimais. As temperaturas devem ser dadas em graus Celsius (ºC) e a pressão arterial em milímetros de mercúrio (mmHg) ou a hemoglobina em g/dL. Todas as medições hematológicas ou bioquímicas serão referidas no sistema métrico de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI).

 

ASPECTOS ÉTICOS

No manuscrito deve ser citado o nome do Comitê de Ética que aprovou o projeto e informar o número do parecer de aprovação do referido comitê. Informações que possam identificar uma pessoa participante de uma pesquisa não devem ser publicadas. Deve ser esclarecido que a pesquisa foi realizada de acordo com os critérios estabelecidos pela Declaração de Helsinki com as suas modificações (Bulletin of the World Health Organization v. 79, n. 4, p. 373-374, 2001).

 

REFERÊNCIAS

Os autores são responsáveis por elaborar e organizar suas referências em ordem alfabética, bem como fazer as citações de forma correta no texto.

Nas referências com 3 ou menos autores devem ser nomeados todos. Nas referências com 4 ou mais autores, deve ser nomeado apenas o primeiro seguido de “et al.

As referências e citações devem estar normalizadas segundo as normas da ABNT. Todos os autores e trabalhos citados no texto devem constar nessa seção e vice-versa. Evite número excessivo de referências, selecionando as mais relevantes para cada afirmação e dando preferência para os trabalhos mais recentes. Não empregar citações de difícil acesso, como resumos de trabalhos apresentados em congressos, teses ou publicações de circulação restrita (não indexados). Não empregar referências do tipo "observações não publicadas" e "comunicação pessoal". Artigos aceitos para publicação podem ser citados acompanhados da expressão: "aceito e aguardando publicação" ou "in press", indicando-se periódico, volume e ano. Trabalhos aceitos por periódicos que estejam disponíveis online, mas sem indicação de fascículos e páginas, devem ser citados como "ahead of print".

Outras publicações dos autores (autocitação) devem ser empregadas apenas se houver necessidade clara e forem relacionadas ao tema. Nesse caso, incluir entre as referências bibliográficas apenas trabalhos originais publicados em periódicos regulares (não citar capítulos ou revisões). Os autores são responsáveis pela exatidão dos dados constantes das referências bibliográficas.

EXEMPLO DE REFERÊNCIAS SEGUNDO NORMAS DA ABNT

 

1 Trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, monografias):

 

ARAUJO, P. Educação à distância. 1990. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) —Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 1991.

 

2 Livro:

ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2013.

 

LOUREIRO, C. F. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.

 

3 Capítulo de livro:

FIRPO, M. Saúde pública e (in)justiça ambiental no Brasil. In: ACSELRAD, Henri; HERCULANO, Selene; PÁDUA, José Augusto (org.). Justiça ambiental e cidadania. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004. p. 119-140.

 

4 Artigo em periódico (revista)

DIAS, C. Ética ecológica ou ambiental? Em aberto, Brasília, v. 3, n.2, p. 15-21, 2000.

 

5 Artigo em periódico (revista), em meio eletrônico

BRASILEIRO, B. G.; PIZZIOLO, V. R.; MATOS, D. S.; GERMANO, A. M.; JAMAL, C. M. Plantas medicinais utilizadas pela população atendida no "Programa de Saúde da Família", Governador Valadares, MG, Brasil. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, [S. l.], v. 44, n. 4, p. 629–636, 2008. DOI: 10.1590/S1516-93322008000400009. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbcf/article/view/44335. Acesso em: 29 ago. 2024.

 

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES

 

A Medicinae Plantae segue um rigoroso processo de double blind peer review (avaliação por pares - duplo cego), onde é omitida a identidade dos autores e dos avaliadores no parecer geral da submissão.

Todos os manuscritos recebidos enviados para revista serão avaliados pelo editor-chefe e por demais membros da equipe editorial, podendo ser recusados antes de repassados aos revisores, caso não obedeçam aos pré-requisitos de publicação.

Após submissão, a equipe editorial irá avaliar a validade do “Termo de responsabilidade para submissão de artigo científico” e “Declaração De Transferência De Direitos Autorais”, todos os artigos serão analisados pela equipe editorial, e enviados a dois revisores do comitê científico, caso esteja de acordo com as instruções aos autores e se enquadre na política do periódico.

Os revisores deverão guardar confidencialidade e apreciarão o conteúdo do manuscrito e a importância da sua publicação.

Os manuscritos aprovados pela equipe editorial serão repassados para o comitê científico que irá avaliar se atendem aos critérios de 1) pertinência e relevância do texto; 2) clareza da exposição; 3) redação; e 4) formatação de acordo com o solicitado.

É de responsabilidade do Editor-Chefe o envio do parecer final para os autores. Os manuscritos podem receber as seguintes avaliações:

  • a) Aceito;

  • b) Aceito após modificações propostas pelos revisores;

  • c) Recusado.

Apenas serão aceitos aqueles manuscritos que apresentarem conteúdo original e que não estejam publicados, na íntegra ou em parte, e que não estejam submetidos noutros locais.

No caso daqueles manuscritos aceitos após modificações, o autor deve realizar alterações com base nas recomendações e sugestões dos revisores. Em seguida, o autor deve devolver o arquivo para uma segunda análise.

Os autores dos manuscritos recusados e que desejem que os editores reconsiderem essa decisão, podem, caso desejem, realizar alterações e correções que julguem necessárias e fazer uma nova submissão.

 

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: o número máximo de palavras refere-se apenas ao texto do artigo (excluem-se a página de rosto, o resumo e abstract, referências e o texto de quadros e tabelas)

Solicitamos que durante o processo de submissão do artigo os autores anexem os seguintes documentos:

a) Termo de responsabilidade dirigido ao Editor da Medicinae Plantae. Neste termo devem estar presentes:

  • Informação sobre publicação prévia (inteira ou parcialmente);

  • Uma declaração de que o manuscrito foi exclusivamente submetido para a Medicinae Plantae;

  • Uma declaração sobre qualquer situação que possa levar a conflitos de interesses (ou sobre a ausência de conflitos de interesse);

  • Uma declaração que a versão submetida do manuscrito foi aprovado por todos os autores co-autores;

  • O contato (endereço, telefone e e-mail) do autor responsável para correspondência futura.



b) Declaração de Transferência de Direitos Autorais (A declaração deve conter a assinatura de todos os autores e co-autores).



Modelo de Termo de Responsabilidade

 

TERMO DE RESPONSABILIDADE PARA SUBMISSÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO



Eu, (NOME COMPLETO), residente à (ENDEREÇO COMPLETO COM CEP), telefone fixo (NÚMERO COM DDD), telefone celular (NÚMERO COM DDD), e-mail (ENDEREÇO DE EMAIL ATUALIZADO), filiado (a) à Instituição (NOME DA INSTITUIÇÃO) na condição de (CARGO QUE OCUPA), envio o texto intitulado (TÍTULO DO TRABALHO), produzido em coautoria com (NOME COMPLETO DO COAUTOR), filiado(a) à Instituição (NOME COMPLETO DA INSTITUIÇÃO) telefone fixo (NÚMERO COM DDD), telefone celular (NÚMERO COM DDD), e-mail (ENDEREÇO DE E-MAIL ATUALIZADO), para análise e possível publicação na revista Medicinae Plantae organizado pelo Professor Cléber Domingos Cunha da Silva (DEFA/FFOE/UFC).

 

Declaro que o trabalho é uma obra original, inédita e não contém plágio, não tendo sido publicada nem está sendo avaliada para publicação em revista, periódico, livro ou qualquer outra publicação. Declaro ainda que não há conflitos de interesse.



Atenciosamente,

Assinatura do Autor

_________________________________________

Nome do Autor



DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS



O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão editorial da Revista Medicinae Plantae é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.

O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:

  1. Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.

  2. O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.

  3. A submissão do original enviada para a Revista Medicinae Plantae implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.

A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada via sistema de submissão.

Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.

 

c) Não serão aceitos artigos que não estiverem em conformidade com o Template da Revista Medicinae Plantae.

Editorial

Os editoriais são a voz da revista Medicinae Plantae e são escritos internamente pela equipe de redação editorial da revista e assinados como “Medicinae Plantae”.

Cartas

Comenta sobre os artigos publicados pela Medicinae Plantae ou tópicos de interesse para profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Perspectivas

Esta seção destina-se a artigos de opinião sobre temas específicos, a convite do Editor, mas também publica resenhas de livros e de outras mídias, via e-mail: medicinaeplantae@gmail.com (máximo 1.500 palavras, 10 referências e 4 autores).

Artigos

Na seção de ARTIGOS, temos: Artigos Originais (máximo 3.000 palavras, 20 referências e 10 autores), Artigos de Revisão (revisão sobre tema específico - máximo 4.000 palavras, 40 referências e 7 autores), Resumos de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado e de Trabalhos de Conclusão de Curso, Relato de Casos (máximo 1.500 palavras, 20 referências e 5 autores), short communication (máximo 1.500 palavras e 10 referências).

Dos povos tradicionais

Destina-se ao compartilhamento dos saberes, valores comunitários, cosmologias, visões de mundo, modos de ser, de viver e de estar no mundo dos povos e comunidades tradicionais (máximo 3.000 palavras, 20 referências e 10 autores).

Arte e Saúde

Nesta seção publicamos pinturas, gravuras, fotografias e literatura relacionados à saúde em geral.

Da multiplicidade

Com o objetivo de fortalecer as minorias, esse espaço é dedicado à Voz dos grupos minoritários da sociedade, particularmente à comunidade LGBTQIAP+ (máximo 3.000 palavras, 20 referências e 10 autores).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.