Gênero melancólico e seus efeitos: abjeção, cristalização e violência no filme El lugar sin límites

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v16i1.96082

Palavras-chave:

Gênero melancólico; Homofobia; Estudos de gênero; Psicanálise; Judith Butler.

Resumo

Este ensaio propõe revisitar o conceito de gênero melancólico (Butler, 2019a; 2019b; 2022), bem como suas consequências, a partir do filme El lugar sin límites, de Arturo Ripstein (1978). Baseada em Gayle Rubin, que defende a anterioridade do tabu da homossexualidade em relação ao incesto, e em Sigmund Freud, que propõe que a melancolia surge da perda de um amor da qual que não se consegue fazer o luto, Judith Butler defende que a heterossexualidade e os gêneros associados a ela fundam-se em uma perda amorosa homossexual primária que não pôde ser pranteada. Assim, a heterossexualidade é melancólica porque resultante da impossibilidade do amor homossexual inicial. Investigaremos três consequências da melancolia de gênero a partir de uma análise de filme El lugar sin límites: a abjeção no escopo do desejo do sujeito, a cristalização do gênero que conduz a uma masculinidade hiperbólica e a tensão entre desejo e rechaço, que culmina na violência contra o objeto homossexual amado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe de Britto Maiello, Universidade de São Paulo (USP)

Psicanalista e professor, formado em Letras (FFLCH - USP) e Mestre em Psicologia Social (IP - USP). É pesquisador do grupo “Transformações em Michel Foucault” do LATESFIP - USP e está em formação continuada no Fórum do Campo Lacaniano - SP. Tem interesse nos temas de gênero, sexualidade e teorias da linguagem.

Icaro Ferraz Vidal Junior, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Pesquisador no Laboratório de Comunicação e Saúde (LACES) da Fundação Oswaldo Cruz. Possui doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em História, História da Arte e Arqueologia pelas Université de Perpignan Via Domitia e Università degli studi di Bergamo. É pesquisador do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia (CISC), do JUVENÁLIA: questões estéticas, geracionais, raciais e de gênero na comunicação e no consumo (ESPM-SP) e do MediaLab (UFRJ).

Referências

AMBRA, Pedro. O gênero endereçado: Butler, Lacan e Laplanche. In: ASSUAR, Gisele; NUNER, Luana Viscardi; SILVA JUNIOR, Joaquim Pereira da. (Orgs.). Psicanálise, sexualidade e gênero: um debate em construção. São Paulo: Zagodoni, 2019.

BUTLER, Judith. A vida psíquica do poder: teoria da sujeição. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

BUTLER, Judith. Corpos que importam. São Paulo: n-1 edições; Crocodilo Edições, 2019b.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 18. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019a.

DUNKER, Christian Ingo Lenza. Lutos finitos e infinitos. São Paulo: Planeta do Brasil, 2023.

El lugar sin límites. Direção de Arturo Ripstein. México, 1978 (110 minutos).

FREUD, Sigmund. Introdução ao narcisismo. In: Introdução ao narcisismo: ensaio de metapsicologia e outros textos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010b.

FREUD, Sigmund. Luto e melancolia. In: Introdução ao narcisismo: ensaio de metapsicologia e outros textos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010a.

FREUD, Sigmund. O Eu e o ID. In: Obras completas de Sigmund Freud. Volume 16: o eu e o id, “autobiografia” e outros textos (1923-1925). São Paulo: Companhia das Letras, 2011b.

FREUD, Sigmund. Psicologia das massas e análise do eu. In: Psicologia das massas e análise do eu e outros textos (1920-1923). São Paulo: Companhia das Letras, 2011a.

HOOKS, bell. A vontade de mudar: homens, masculinidades e amor. São Paulo: Elefante, 2025.

KRISTEVA, Julia. Poderes de la perversión: Ensayo sobre Louis-Ferdinand Céline. Buenos Aires: siglo XXI editores, 1989a.

KRISTEVA, Julia. Sol negro: depressão e melancolia. Rio de Janeiro: Rocco, 1989b.

MCCLINTOCK, Anne. Couro imperial: raça, gênero e sexualidade no debate colonial. Campinas: Editora Unicamp, 2010.

RODRIGUES, Carla. O luto entre clínica e política: Judith Butler para além do gênero. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

RUBIN. Gayle. Pensando o sexo. In: Políticas do sexo: Gayle Rybin. São Palo: Uu Editora, 2017.

SARDUY, Severo. Escritura/travestismo. In: Escrito sobre un cuerpo: ensayos de crítica. Buenos Aires: Editorial Sudamericana, 1969.

Downloads

Publicado

2025-11-04

Como Citar

Maiello, F. de B., & Vidal Junior, I. F. (2025). Gênero melancólico e seus efeitos: abjeção, cristalização e violência no filme El lugar sin límites. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 16(1), 133–151. https://doi.org/10.36517/psg.v16i1.96082

Edição

Seção

Dossiê "Sobre a Melancolia. Estranhezas entre a Estética e a Política"