Gênero melancólico e seus efeitos: abjeção, cristalização e violência no filme El lugar sin límites
DOI:
https://doi.org/10.36517/psg.v16i1.96082Palavras-chave:
Gênero melancólico; Homofobia; Estudos de gênero; Psicanálise; Judith Butler.Resumo
Este ensaio propõe revisitar o conceito de gênero melancólico (Butler, 2019a; 2019b; 2022), bem como suas consequências, a partir do filme El lugar sin límites, de Arturo Ripstein (1978). Baseada em Gayle Rubin, que defende a anterioridade do tabu da homossexualidade em relação ao incesto, e em Sigmund Freud, que propõe que a melancolia surge da perda de um amor da qual que não se consegue fazer o luto, Judith Butler defende que a heterossexualidade e os gêneros associados a ela fundam-se em uma perda amorosa homossexual primária que não pôde ser pranteada. Assim, a heterossexualidade é melancólica porque resultante da impossibilidade do amor homossexual inicial. Investigaremos três consequências da melancolia de gênero a partir de uma análise de filme El lugar sin límites: a abjeção no escopo do desejo do sujeito, a cristalização do gênero que conduz a uma masculinidade hiperbólica e a tensão entre desejo e rechaço, que culmina na violência contra o objeto homossexual amado.
Downloads
Referências
AMBRA, Pedro. O gênero endereçado: Butler, Lacan e Laplanche. In: ASSUAR, Gisele; NUNER, Luana Viscardi; SILVA JUNIOR, Joaquim Pereira da. (Orgs.). Psicanálise, sexualidade e gênero: um debate em construção. São Paulo: Zagodoni, 2019.
BUTLER, Judith. A vida psíquica do poder: teoria da sujeição. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
BUTLER, Judith. Corpos que importam. São Paulo: n-1 edições; Crocodilo Edições, 2019b.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 18. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019a.
DUNKER, Christian Ingo Lenza. Lutos finitos e infinitos. São Paulo: Planeta do Brasil, 2023.
El lugar sin límites. Direção de Arturo Ripstein. México, 1978 (110 minutos).
FREUD, Sigmund. Introdução ao narcisismo. In: Introdução ao narcisismo: ensaio de metapsicologia e outros textos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010b.
FREUD, Sigmund. Luto e melancolia. In: Introdução ao narcisismo: ensaio de metapsicologia e outros textos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010a.
FREUD, Sigmund. O Eu e o ID. In: Obras completas de Sigmund Freud. Volume 16: o eu e o id, “autobiografia” e outros textos (1923-1925). São Paulo: Companhia das Letras, 2011b.
FREUD, Sigmund. Psicologia das massas e análise do eu. In: Psicologia das massas e análise do eu e outros textos (1920-1923). São Paulo: Companhia das Letras, 2011a.
HOOKS, bell. A vontade de mudar: homens, masculinidades e amor. São Paulo: Elefante, 2025.
KRISTEVA, Julia. Poderes de la perversión: Ensayo sobre Louis-Ferdinand Céline. Buenos Aires: siglo XXI editores, 1989a.
KRISTEVA, Julia. Sol negro: depressão e melancolia. Rio de Janeiro: Rocco, 1989b.
MCCLINTOCK, Anne. Couro imperial: raça, gênero e sexualidade no debate colonial. Campinas: Editora Unicamp, 2010.
RODRIGUES, Carla. O luto entre clínica e política: Judith Butler para além do gênero. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
RUBIN. Gayle. Pensando o sexo. In: Políticas do sexo: Gayle Rybin. São Palo: Uu Editora, 2017.
SARDUY, Severo. Escritura/travestismo. In: Escrito sobre un cuerpo: ensayos de crítica. Buenos Aires: Editorial Sudamericana, 1969.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Felipe de Britto Maiello, Icaro Ferraz Vidal Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
