Escritas melancólicas de gênero em Judith Butler e Édouard Louis

Autori

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v16i1.96243

Parole chiave:

Melancolia de Gênero; Escritas de Si; Judith Butler; Estética da Melancolia; Édouard Louis.

Abstract

Este texto procura abordar escritas que são mobilizadas para enfrentarem ou elaborarem estados melancólicos de gênero. Nosso intento é a partir de escritas como de Judith Butler e Édouard Louis destacar uma face criativa e ético-política da melancolia, ao passo que trazem a possibilidade de encetar tanto um processo de apropriação das narrativas de si, como de crítica às referências opressoras advindas de uma heteronormatividade. O ato de escrita no que envolve os problemas de gênero apresenta-se aqui como uma artesania melancólica que busca responder à reconstrução de vidas muitas vezes arruinadas por um passado de apagamentos e de amores violentados por uma normatividade heterossexual.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Regiane Lorenzetti Collares, Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Professora de Filosofia (UFC/UFCA), do PPGFILO (UFC) e do PROF-FILO (UFCA). Coordenadora do Projeto Modos de Subjetivação e Biopolítica (FUNCAP).

Luis Celestino de França Júnior, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Doutor em Comunicação (UFPE). Professor do curso de Jornalismo da UFCA.

Riferimenti bibliografici

AYOUCH, T. A raça no divã. Salvador: Devires, 2025.

AYOUCH, T. Psicanálise & Homossexualidades: teoria, clínica, biopolítica. Curitiba: CRV, 2015.

BENJAMIN, W. Origem do drama trágico alemão. Trad: João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

BUTLER, J. A vida psíquica do poder: teorias da sujeição. Trad: Rogério Bettoni. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

BUTLER, J. Corpos em aliança e a política das ruas. Notas para uma teoria performativa da assembleia. Trad: Fernanda Siqueira e Carla Rodrigues. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

BUTLER, J. Corpos que Importam: os limites discursivos do sexo. Trad: Verônica Daminelli e Daniel Yago Françoli. São Paulo: N-1; Crocodilo, 2019.

BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Trad: Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

ERIBON, D. Reflexões sobre a questão gay. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2008.

FREUD, S. Luto e Melancolia. Trad: Marilene Carone. São Paulo: Cosac Naify, 2011a.

FREUD, S. O eu e o id, “autobiografia” e outros textos. In: Obras completas de Sigmund Freud (vol. 16). Trad: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011b.

FREUD, S. O infamiliar e outros escritos; seguido de O homem da areia, de E.T.A. Hoffmann. Trad: Ernani Chaves, Pedro Heliodoro Tavares e Romero Freitas. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

KVELLER, D. Dissidências sexuais, temporalidades queer: uma crítica ao imperativo do progresso e do orgulho. Salvador: Devires, 2022.

LOUIS, É. Mudar: Método. Trad: Marília Scalzo. São Paulo: Todavia, 2024.

RODRIGUES, C. O luto entre clínica e política: Judith Butler para além do gênero. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

STEPHAN, C. L. Notas sobre o amor e a melancolia: da estrutura à resistência. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 1-13, 2020.

##submission.downloads##

Pubblicato

2025-11-04 — Aggiornato il 2025-11-12

Come citare

Collares, R. L., & França Júnior, L. C. de. (2025). Escritas melancólicas de gênero em Judith Butler e Édouard Louis. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 16(1), 24–43. https://doi.org/10.36517/psg.v16i1.96243

Fascicolo

Sezione

Dossiê "Sobre a Melancolia. Estranhezas entre a Estética e a Política"