A PROFANAÇÃO DA IMAGEM SAGRADA EM LA RICOTA

Auteurs

  • Marcelo Dídimo Souza Vieira Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Bruno Xavier Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI :

https://doi.org/10.36517/psg.v7i3.6245

Mots-clés :

Pasolini, Cinema, Sagrado

Résumé

Este artigo pretende analisar a profanação da imagem sagrada em “La Ricota” (1962), de Pier Paolo Pasolini. Com base na distinção entre os conceitos de sagrado e profano feita pelo filósofo Georgio Agamben, em seu livro “Profanações” (2008), este estudo investiga como o diretor problematiza a imagem sagrada institucionalizada pela Religião Católica em nossa sociedade. Além disso, apontaremos quais os recursos estéticos utilizados por Pasolini para realizar o processo de profanação, e de que forma o diretor utiliza-os para causar a experiência mística dentro do cinema.

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Bibliographies de l'auteur

Marcelo Dídimo Souza Vieira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Marcelo Dídimo Souza Vieira é Pós-doutor em Cinema pela Universidade de Columbia de New York (2014). Doutor (2007) e Mestre (2002) em Multimeios/Cinema pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Curso de Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará. Autor do livro: O Cangaço no Cinema Brasileiro (2010).

Bruno Xavier, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Bruno Xavier é mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará e realizador audiovisual. Atualmente trabalha na produtora Nigéria Comunicação e Audiovisual realizando documentários.

Références

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PASOLINI, Pier Paolo. (1978). Escritos Corsários. Barcelona: Monte Avila Editores.

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Publiée

2016-12-17

Comment citer

Souza Vieira, M. D., & Xavier, B. (2016). A PROFANAÇÃO DA IMAGEM SAGRADA EM LA RICOTA. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 7(3), 3–21. https://doi.org/10.36517/psg.v7i3.6245

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Rubrique

Artigos Livres