O FANTASMA DE SALÒ: Pulsão midiática no último filme de Pier Paolo Pasolini

Auteurs

  • Rafael Duarte Oliveira Venâncio Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI :

https://doi.org/10.36517/psg.v7i3.6258

Mots-clés :

Psicanálise midiática, Cinema, Salò

Résumé

O presente artigo deseja entender como a lógica diegética de Salò, último filme de Pier Paolo Pasolini, engendra um fascismo pulsional. Isso é demonstrado a partir da lógica lacaniana do desejo centrado na figura conceitual do fantasma. Com a leitura sexual do conceito feita por Contardo Calligaris, o artigo mostra que o fascismo que Pasolini critica não precisa ser apenas o político, mas também pode ser posto em uma situação econômica tal como aquela que o capitalismo midiatizado coloca em movimento.

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Biographie de l'auteur

Rafael Duarte Oliveira Venâncio, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo. Professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

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Publiée

2016-12-17

Comment citer

Venâncio, R. D. O. (2016). O FANTASMA DE SALÒ: Pulsão midiática no último filme de Pier Paolo Pasolini. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 7(3), 35–47. https://doi.org/10.36517/psg.v7i3.6258

Numéro

Rubrique

Artigos Livres