Título Padrão

Discutindo discurso de ódio sobre identidades de gênero em jogos online com estudantes de ensino médio em uma escola pública de Fortaleza

Autores/as

  • Universidade Federal do Ceará
  • Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v15i2.94419

Resumen

O presente relato de experiência é oriundo de uma pesquisa acerca da presença do discurso de ódio nos jogos online, conduzida com jovens estudantes de uma escola pública de Fortaleza. Utilizando-se das perspectivas teórico-metodológicas da Pesquisa-Intervenção e do PesquisarCOM, objetiva-se construir coletivamente concepções acerca das formas pelas quais opera e se perpetua o discurso de ódio dentro do formato do jogo online. Os jovens participaram em duas etapas, sendo a primeira um curso de extensão de 30 horas sobre riscos online onde foi denotada a prevalência do tema do discurso de ódio em jogos online. A segunda etapa consistiu em um grupo de discussão que permitiu aprofundamentos sobre a temática. Houve a participação de 5 estudantes. Ficou perceptível a presença e manutenção de uma hegemonia e dominação dos corpos masculinos no espaço dos jogos, figurando a violência de gênero como uma forma frequente de veiculação do discurso de ódio. Partindo tanto de uma perspectiva pós-estruturalista sobre os conceitos de gênero e discurso de ódio, ancoradas em Judith Butler, quanto de estudos sobre a prevalência do discurso de ódio nos jogos eletrônicos, foi possível perceber que os jogos online, assim como os jogos eletrônicos são idealizados a partir de ideais de gênero estreitos que advogam pelo masculino como único pertencente ao espaço de jogo, orientando-se pela lógica do lucro a fim de sustentar ideários comunitários excludentes sobre o feminino, o colocando em posição de subalternidade e não pertencimento ao espaço do jogo.

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Publicado

2024-11-24

Cómo citar

Oliveira Lopes da Silva, A., & Lobo Miranda, L. (2024). Título Padrão: Discutindo discurso de ódio sobre identidades de gênero em jogos online com estudantes de ensino médio em uma escola pública de Fortaleza. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 15(2), 110–133. https://doi.org/10.36517/psg.v15i2.94419

Número

Sección

Dossiê Identidades infantis e juvenis na cultura digital