A IMAGEM COMO EXPERIÊNCIA EM UNTITLED FILM STILLS

Auteurs

  • Marcelo R. S. Ribeiro Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI :

https://doi.org/10.36517/psg.v8i2.30959

Mots-clés :

cinema, fotografia, experiência

Résumé

Em Untitled Film Stills (1977-1980), Cindy Sherman explora uma poética do mascaramento e interroga tanto a construção da “mulher” como identidade (questões de representação) quanto o “olhar masculino” (questões de mediação). Por meio da identificação de diferentes possibilidades de leitura da série, este artigo busca compreender como as Untitled Film Stills constituem a imagem como experiência. Analiso os procedimentos de autorretrato sob rasura, a apropriação de memórias de gêneros narrativos e de representações de identidade de gênero e o jogo com os limites entre visível e invisível, tal como são fixados pela fotografia, mobilizados pelo cinema e experimentados de modos indecidíveis na série de Sherman.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Marcelo R. S. Ribeiro, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Marcelo R. S. Ribeiro é professor de História e Teorias do Cinema e do Audiovisual, na Faculdade de Comunicação (UFBA). Doutor em Arte e Cultura Visual (UFG) e mestre em Antropologia Social (UFSC), escreve no incinerrante.com e no aquem.in.

Références

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (Obras escolhidas, volume 1). Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985.

COCCIA, Emanuele. A vida sensível. Trad. Diego Cervelin. Desterro [Florianópolis]: Cultura e Barbárie, 2010.

COLLINS, L. Mulvey, patriarchy and gender: expression and disruption in visual art. New Review of Film and Television Studies, v. 15, n. 4, p. 415–420, 2 out. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/17400309.2017.1376878. Acesso em: 26/11/2017.

DANTO, Arthur. Untitled Film Stills: Cindy Sherman. New York: Rizzoli, 1990.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Trad. Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus, 1994.

MULVEY, Laura. Entrevista com Laura Mulvey. Revista Estudos Feministas, v. 13, n. 2, p. 351–362, ago. 2005. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2005000200008. Acesso em: 26/11/2017.

GLENN, Colleen. Complicating the theory of the male gaze: Hitchcock’s leading men. New Review of Film and Television Studies, v. 15, n. 4, p. 496–510, 2 out. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/17400309.2017.1376892. Acesso em: 26/11/2017.

KRAUSS, Rosalind. Cindy Sherman: Untitled. In: ______. Bachelors. London, Cambridge: The MIT Press, 1999, p. 101-159.

MALUF, Sônia W.; MELLO, Cecilia A. de; PEDRO, Vanessa. Políticas do olhar: feminismo e cinema em Laura Mulvey. Revista Estudos Feministas, v. 13, n. 2, p. 343–350, ago. 2005. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2005000200007. Acesso em: 26/11/2017.

MoMA, The Museum of Modern Art. Cindy Sherman. New York, 2012. Disponível em: http://www.moma.org/interactives/exhibitions/2012/cindysherman/. Acesso em: 26/11/2017.

MULVEY, Laura. Prazer visual e cinema narrativo. Trad. João Luiz Vieira. In: XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. São Paulo: Graal, 1983, p. 437-453.

MULVEY, Laura. Visual and other pleasures. Houndmills, Basingstoke, Hampshire: Macmillan, 1989.

MULVEY, Laura. A phantasmagoria of the female body: the work of Cindy Sherman. New Left Review, 1 (188): 1991, p. 137-150.

MULVEY, Laura. Reflexões sobre “Prazer visual e cinema narrativo” inspiradas por Duelo ao sol, de King Vidor (1946). Trad. Silvana Vieira. In: RAMOS, Fernão Pessoa (org.). Teoria contemporânea do cinema, volume I: pós-estruturalismo e filosofia analítica. São Paulo: SENAC, 2005, p. 381-392.

MULVEY, Laura. From a faculty seminar with Laura Mulvey: reflections on visual pleasure. New Review of Film and Television Studies, v. 15, n. 4, p. 385–387, 2 out. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/17400309.2017.1377923. Acesso em: 26/11/2017.

OLIVER, Kelly. The male gaze is more relevant, and more dangerous, than ever. New Review of Film and Television Studies, v. 15, n. 4, p. 451–455, 2 out. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/17400309.2017.1377937. Acesso em: 26/11/2017.

PORTAS, Danusa D. Cindy Sherman: uma criptografia corpórea. Visualidades, v. 9, n. 1: 2011, p. 199-227. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/vis.v9i1.18377. Acesso em: 26/11/2017.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. Trad. Mônica Costa Netto. São Paulo: Ed. 34, 2005.

ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. Trad. Constancia Egrejas. São Paulo, SENAC, 2009.

SHERMAN, Cindy. The Complete Untitled Film Stills. New York: The Museum of Modern Art, 2003.

SOLOMON-GODEAU, Abigail. Winning the Game When the Rules Have Been Changed: Art photography and postmodernism. In: In: WELLS, Liz (Org.). The photography reader. London & New York: Routledge, 2003.

WILLIAMS, Linda. Blue is the Warmest Color: or the after-life of ‘Visual Pleasure and Narrative Cinema’. New Review of Film and Television Studies, v. 15, n. 4, p. 465–470, 2 out. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/17400309.2017.1376889. Acesso em: 26/11/2017.

Téléchargements

Publiée

2017-12-22

Comment citer

Ribeiro, M. R. S. (2017). A IMAGEM COMO EXPERIÊNCIA EM UNTITLED FILM STILLS. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 8(2), 27–50. https://doi.org/10.36517/psg.v8i2.30959

Numéro

Rubrique

Dossiê Compós