A melancolia na Consolação a Márcia: perspectivas estoicas e atualizações filosóficas

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.36517/psg.v16i1.96251

Mots-clés :

Melancolia; Estoicismo; Sêneca; Michel Foucault.

Résumé

Este artigo tem como objetivo analisar, refletir e problematizar a questão da melancolia no texto epistolar de Sêneca Consolação a Márcia, examinando a concepção estoica da dor e da perda causada pela morte, ampliando a reflexão por meio de um diálogo com autores modernos, em especial Michel Foucault e Pierre Hadot. Buscando compreender como a filosofia antiga, em especial o estoicismo, oferece possibilidades de reflexões atemporais que podem viabilizar a realização de práticas que colaboram para a elaboração da relação do sujeito com a morte e suas consequências como o luto, a ausência e a tristeza, direcionando-o para um cuidado de si que emerge a partir da dor.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Vilmar Prata, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Psicanalista. Pesquisador vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe. Membro do Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga Viva Vox e membro do GT Epicteto da Anpof. Pesquisador FaPES.

Références

EPICTETO. O Encheiridion de Epicteto. Introdução, tradução e notas de Aldo Dinucci e Alfredo Julien. Coimbra: Imprensa de Coimbra, 2014.

FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. Tradução de Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade II: O uso dos prazeres. Tradução sob a direção de Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

GRIMAL, Pierre. Sêneca. São Paulo: Edições Loyola, 1992.

HADOT, Pierre. Exercices spirituels et Philosophie Antique. Paris: Albin Michel, 1993.

NUSSBAUM, Martha. The Therapy of Desire: Theory and Practice in Hellenistic Ethics. Princeton: Princeton University Press, 1994.

SÊNECA. Consolação a Márcia. In: Consolações. Tradução de J. A. Segurado e Campos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1992.

Téléchargements

Publiée

2025-11-04 — Mis à jour le 2025-11-12

Comment citer

Prata, V. (2025). A melancolia na Consolação a Márcia: perspectivas estoicas e atualizações filosóficas. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 16(1), 152–166. https://doi.org/10.36517/psg.v16i1.96251

Numéro

Rubrique

Dossiê "Sobre a Melancolia. Estranhezas entre a Estética e a Política"