Physiological quality: the effect of different levels of seed vigour and waterlogging stress

Autores/as

Palabras clave:

Glycine max (L.) Merrill; estresse hídrico; estádio de desenvolvimento.

Resumen

O estudo foi realizado com objetivo de avaliar os caracteres agronômicos de cultivares de soja, bem como a qualidade fisiológica das sementes produzidas, em função do vigor inicial das sementes, de diferentes cultivares, submetidas ao estresse por alagamento do solo em diferentes estádios fenológicos da cultura. Foram utilizadas sementes de soja com variações de vigor obtidas em condições controladas, das cultivares NA5909RG, NS6209RR, TMG7363RR e TECIRGA6070RR. O estudo foi composto por três fatores: quatro cultivares, dois níveis de vigor de sementes (alto e baixo vigor), e três regimes de cultivo (cultivo sem alagamento; cultivo com alagamento temporário de 5 dias à partir do estádio V6; e cultivo com alagamento temporário de 5 dias à partir do estádio R2). Foram determinados número de legumes por planta, número de sementes por legume, número de sementes por planta, massa de mil sementes, estatura de plantas, número de nós produtivos na haste principal, altura da inserção do primeiro legume, rendimento de sementes por planta, e conteúdos centesimais de proteína e óleo. O estresse por alagamento do solo ocasiona reduções no número de legumes por planta, número de sementes por planta, número de nós produtivos na haste principal, número de ramos secundários, no rendimento de sementes por planta, no teor de óleo, e na qualidade fisiológica das sementes produzidas. O alto vigor das sementes proporciona incrementos no rendimento de sementes por planta, na massa de mil sementes, no número de nós na haste principal, na altura da inserção do primeiro legume, e no teor de óleo das sementes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

, Universidade Federal de Pelotas

Engenheiro Agrônomo formado na Universidade Federal de Pelotas (FAEM/UFPel) no ano de 2015. Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (FAEM/UFPel).

, Universidade Federal de Pelotas

 

 

, Universidade Federal de Pelotas

 

 

, Universidade Federal de Pelotas

 

 

A , Universidade Federal de Pelotas

Atualmente Professora Adjunto A na Universidade Federal de Pelotas, Departamento de Fitotecnia, área de Plantas de Lavoura I e II e em Ciência e Tecnologia de Sementes (Especialização, Mestrado profissional, Mestrado e Doutorado acadêmico)..Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha (2003) e em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2019), Mestrado em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas (2008), Doutorado em Ciências e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (2012). Pós doutorado - PNPD Institucional (2013-2016), supervisão Professor Phd. Luis Antonio Avila e Professor Dr Paulo Dejalma Zimmer, na Universidade Federal de Pelotas. Pós doutorado - PNPD/ CAPES (2017-2021), supervisão Professora Drª Lilian Vanussa Madruga de Tunes, Pós doutoranda pelo Acordo de Cooperação UFPEL/APROSEM - Turma Fora de Sede Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes (2021), supervisão Professora Drª Lilian Vanussa Madruga de Tunes.

Descargas

Publicado

2025-06-12

Número

Sección

Fitotecnia

Artículos similares

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.