Desafios na educação em saúde na doença de Parkinson: construção e validação de um manual para pacientes

Autori

DOI:

https://doi.org/10.36517/rmufc.v65e93340.2025

Parole chiave:

Doença de Parkinson, Educação em Saúde, Estudo de Validação, Letramento em Saúde, Tecnologia Educacional

Abstract

Objetivo: Desenvolver e validar material educativo destinado às pessoas com doença de Parkinson para facilitar o entendimento sobre a doença, incluindo quadro clínico, tratamento e terapêutica não farmacológica. Metodologia: Estudo metodológico com abordagem quantitativa e qualitativa desenvolvido em três etapas: construção do manual, validação por especialistas e validação pelo público-alvo. O manual “Viver com Parkinson” aborda os sintomas, o tratamento, as complicações e as estratégias de enfrentamento da doença de Parkinson. Resultados: O material obteve nível de concordância de 90,93% pelo julgamento dos especialistas e de 98,66% pelo público-alvo, sendo classificado com conceituação máxima por ambos os grupos. Os pacientes consideraram o manual informativo, explicativo e motivador para ações de autocuidado. Conclusão: O manual se mostrou válido quanto ao conteúdo e à aparência segundo especialistas e pacientes com doença de Parkinson, com potencial para promover mudanças adaptativas de autocuidado.

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Pubblicato

2025-09-05

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS ORIGINAIS