“A PEQUENA SEREIA”: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA DO TÍTULO DE UMA REPORTAGEM SOBRE A NOVA VERSÃO DA DISNEY

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/rdl.v2i43.94246

Palabras clave:

textualidade, recursos linguísticos, títulos jornalísticos, interação textual

Resumen

Este estudo parte da noção de texto como forma de interação. Nessa abordagem interacional, os sujeitos são considerados agentes ativos que desempenham um papel na construção da sociedade. Ao criar o título de uma reportagem, a seleção de palavras e recursos linguísticos deve promover uma interação positiva com o leitor. Sendo assim, este artigo objetiva analisar o título de uma reportagem que trata da repercussão da última versão do filme "A Pequena Sereia", da Walt Disney Studios. Para essa análise, adotamos uma abordagem teórico-metodológica baseada na teoria da Linguística Textual, com o propósito de investigar os recursos linguísticos utilizados no título deste texto jornalístico. O corpus da análise é composto pelo título e subtítulo da reportagem publicada no site bebê.com.br, da editora Abril. A análise revela que, especialmente no contexto do jornalismo, os títulos seguem uma trajetória evolutiva semelhante àquela observada na publicidade, na qual a objetividade informativa é substituída por uma linguagem destinada a atrair e persuadir o público. Os títulos buscam impressionar o leitor, instigando o seu interesse pelo conteúdo da reportagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Letras com habilitação em Português/Inglês e Respectivas Literaturas pelas Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE (2006). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura (2007); Docência do Ensino Superior (2011) e Alfabetização e Letramento (2015) pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação (ESAP). Mestra e doutoranda em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Letras-Anglo pela Universidade Estadual de Londrina (1994), com especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Londrina (1997), mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2001) e doutorado em Estudos da Linguagem (Universidade Estadual de Londrina - dez/2007). É docente associada da Universidade Estadual de Londrina e desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de Linguística Textual/Discursiva e Linguística Cognitiva. Atualmente coordena o Projeto de Pesquisa Labeste (Laboratório de estudos do Texto); é colaboradora do projeto de extensão Disque Gramática e orientadora no projeto de ensino PFEE/UEL. Também é colaboradora no LESFEM - UEL (Laboratório de Estudos do Feminicídio), cadastrado no CNPq. É docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL/UEL). Coordenadora da Especialização em Língua Portuguesa da UEL. Membro do GT - Linguística do Texto e Análise da Conversação da ANPOLL.

, Universidade Estadual de Londrina

Possui Doutorado em Estudos da Linguagem (2013), Mestrado em Estudos da Linguagem (2003), Especialização em Língua Portuguesa (1999) e Graduação em Letras (1998), pela Universidade Estadual de Londrina. Docente do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - PPGEL. É integrante do PROTEXTO - Grupo de Pesquisa em Linguística (CNPq / UFC) e sócia efetiva da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Tem experiência na área de Linguística Textual, com ênfase em referenciação, Morfossintaxe e Semântica Argumentativa.

Publicado

2025-07-01

Cómo citar

COSTA CONSENTINO, Elisângela; CRISTINA CORDEIRO, Isabel; CRISTINA GUERREIRO DE OLIVEIRA, Lolyane. “A PEQUENA SEREIA”: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA DO TÍTULO DE UMA REPORTAGEM SOBRE A NOVA VERSÃO DA DISNEY. Revista de Letras, [S. l.], v. 2, n. 43, p. 196–210, 2025. DOI: 10.36517/rdl.v2i43.94246. Disponível em: https://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/94246. Acesso em: 5 dic. 2025.