“A PEQUENA SEREIA”: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA DO TÍTULO DE UMA REPORTAGEM SOBRE A NOVA VERSÃO DA DISNEY
DOI:
https://doi.org/10.36517/rdl.v2i43.94246Palabras clave:
textualidade, recursos linguísticos, títulos jornalísticos, interação textualResumen
Este estudo parte da noção de texto como forma de interação. Nessa abordagem interacional, os sujeitos são considerados agentes ativos que desempenham um papel na construção da sociedade. Ao criar o título de uma reportagem, a seleção de palavras e recursos linguísticos deve promover uma interação positiva com o leitor. Sendo assim, este artigo objetiva analisar o título de uma reportagem que trata da repercussão da última versão do filme "A Pequena Sereia", da Walt Disney Studios. Para essa análise, adotamos uma abordagem teórico-metodológica baseada na teoria da Linguística Textual, com o propósito de investigar os recursos linguísticos utilizados no título deste texto jornalístico. O corpus da análise é composto pelo título e subtítulo da reportagem publicada no site bebê.com.br, da editora Abril. A análise revela que, especialmente no contexto do jornalismo, os títulos seguem uma trajetória evolutiva semelhante àquela observada na publicidade, na qual a objetividade informativa é substituída por uma linguagem destinada a atrair e persuadir o público. Os títulos buscam impressionar o leitor, instigando o seu interesse pelo conteúdo da reportagem.
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Derechos de autor 2025 Elisângela Consentino, Isabel Cristina Cordeiro, Lolyane Cristina Guerreiro de Oliveira

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