A CONSTITUIÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO INTERTEXTUAL EM MEMES DA INTERNET

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/rdl.v2i43.94353

Palavras-chave:

argumentação, intertextualidade, memes da internet

Resumo

Este artigo investiga a constituição da argumentação e intertextualidade em memes da internet, analisando como essas produções digitais operam como veículos de comunicação persuasiva em contextos sociais contemporâneos. O objetivo principal é compreender as estratégias argumentativas utilizadas pelos memes e como elas se relacionam com referências culturais que intensificam seu impacto. A fundamentação teórica baseia-se nas obras de Cavalcante (2012), Koch, Bentes e Cavalcante (2007), Melo (2013), Cavalcante et al. (2022), Abreu (2009), Marcuschi (2008), Paveau (2021), Martins (2024), Muniz-Lima (2024), Dawkins (2007) e Recuero (2007). A metodologia adotada é qualitativa, considerando seus elementos visuais e textuais. Os resultados indicam que os memes analisados utilizam estratégias argumentativas, sobretudo, a ironia, além de fazerem uso de referências intertextuais para reforçar suas mensagens. A pesquisa destaca a importância dos memes na formação de identidades coletivas e na disseminação de discursos críticos, contribuindo para a compreensão das dinâmicas comunicativas da era digital. Justifica-se a relevância deste estudo diante do crescimento do uso de memes como forma de expressão social e política, além de auxiliar no desenvolvimento de pesquisas na área linguística textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Pós-graduado no curso de especialização em Produção Textual pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Membro do Grupo de Estudos do Texto e da Leitura (GETEL/UFAL/CNPq). Atuou como bolsista CNPq no Projeto intitulado Letramentos e os Gêneros Textuais no Ensino de Língua Portuguesa do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) e como residente no Programa de Residência Pedagógica - RP/UFAL. Atualmente, é professor de Língua Portuguesa da Escola de Educação Básica Santa Catarina na educação básica.

, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas. Professor Associado I da Graduação em Letras – Língua Portuguesa/Campus de Arapiraca e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL/FALE), Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Downloads

Publicado

2025-07-01

Como Citar

FRAGOSO, Marcos Vinícius Lúcio; DE MELO, Deywid Wagner. A CONSTITUIÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO INTERTEXTUAL EM MEMES DA INTERNET. Revista de Letras, [S. l.], v. 2, n. 43, p. 67–82, 2025. DOI: 10.36517/rdl.v2i43.94353. Disponível em: https://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/94353. Acesso em: 5 dez. 2025.