Visual merchandising: Un análisis bibliométrico y una propuesta de investigácion futura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.2020.60264

Palabras clave:

comercialización visual, bibliometría, calendario, ambiente de la tienda, Al por menor

Resumen

Este trabajo tuvo como objetivo investigar los estudios sobre merchandising visual en aspectos teóricos, metodológicos y empíricos. La investigación bibliométrica se realizó en base a 35 artículos publicados en revistas. Los análisis presentan el número de artículos por año, las principales revistas, las referencias más citadas, las palabras clave más utilizadas, además de la metodología, teniendo en cuenta el enfoque, el método de investigación, la recopilación de datos y la técnica de análisis. Fue posible concluir que el tema es relativamente nuevo, lo que justifica una oportunidad para futuras investigaciones. En este sentido, se propone una agenda de investigación con tres posibles caminos a seguir para futuros estudios, a saber: estudios con un enfoque cualitativo, comparación entre diferentes países y comparación entre sectores e intersectores.

Biografía del autor/a

Karen Batista, Universidade Federal de Sergipe

Mestra em Administração (2020) pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PROPADM) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduada em Administração (2016) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa: Observatório de Tecnologia, Inovação e Organizações, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), desenvolvendo pesquisas sobre temas relacionados à tecnologia da informação nas organizações; Relações Sociais em Contextos Urbanos, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), pesquisando sobre as relações de trabalho contemporâneas; Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Marketing e Data Analytics (ADMKT), da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizando pesquisas sobre marketing e redes sociais virtuais; Grupo de Pesquisa em Consumo e Ciber Cultura (GPCiber), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pesquisando sobre marketing e consumo. 

Ingrid de Matos Martins, Universidade Federal de Sergipe

Mestra em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Sergipe (2020), linha de pesquisa Pequenas Empresas e Empreendedorismo. Graduação no curso de Administração da Universidade Federal de Sergipe, concluída em 21 de julho de 2016. Membro do Grupo de Pesquisa: Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas Sergipanas. Interesse em pesquisas nos temas: Responsabilidade Socioambiental, Inovação Social, Empreendedorismo e Startups.

Ricardo Limongi, Universidade Federal de Goiás

Graduado em Administração pela PUC-GO, Pós Graduado em Gestão Financeira e Controladoria pela FGV-RJ e Gestão Financeira pela PUC-GO, Mestre em Administração pela Unisinos, e Doutor em Administração na linha de Estratégias de Marketing pela EAESP/FGV, com período sanduíche na Cornell University sob supervisão de Vithala Rao. Suas pesquisas já foram indicadas e/ou premiadas pela base de dados internacional Emerald (2015/2017) e em eventos científicos como SEMEAD (2013) e EMA (2014/2018). Teve 2 projetos aprovados em Editais Científicos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e 1 pelo CNPQ. Atualmente é Editor Associado da Revista Contabilidade, Gestão e Governança (CGG). Pesquisador e Vice-Coordenador do Programa de Pós Graduação em Administração da UFG onde trabalha com temas ligados a Economia Comportamental e Desempenhos Aplicados ao Marketing; Modelagem Econométrica e Experimentos em Marketing. Foi o idealizador em 2012, e atua como coordenador, do ADMKT - Grupo de Pesquisa e Extensão em Marketing e Comportamento do Consumidor (https://www.face.ufg.br/admkt/), certificado pelo CNPq.

Citas

Anić, I. D., Mihić, M., & Kursan Milaković, I. (2018). Antecedents and outcomes of fashion innovativeness in retailing. The Service Industries Journal, 38(9-10), 543-560. https://doi.org/10.1080/02642069.2017.1408799

Araújo, C. A. (2006). Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, 12(1), 11-32.

Aria, M., & Cuccurullo, C. (2017). bibliometrix: An R-tool for comprehensive science mapping analysis. Journal of Informetrics, 11(4), 959-975.

Baek, E., Choo, H. J., Yoon, S. Y., Jung, H., Kim, G., Shin, H., & Kim, H. (2015). An exploratory study on visual merchandising of an apparel store utilizing 3D technology. Journal of Global Fashion Marketing, 6(1), 33-46. https://doi.org/10.1080/20932685.2014.971502

Baker, H. K., Pandey, N., Kumar, S., & Haldar, A. (2020). A bibliometric analysis of board diversity: Current status, development, and future research directions. Journal of Business Research, 108, 232-246. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.11.025

Barros, L. B. L., Ribeiro, A. M. S., Petroll, M. D. L. M., & da Rocha, R. A. (2018). Visual merchandising no varejo de moda e a experiência do consumidor: um estudo bibliométrico. Navus: Revista de Gestão e Tecnologia, 8(3), 81-98. https://doi.org/10.22279/navus.2018.v8n3.p81-98.669

Batista, K., & Escobar, M. A. R. (2020). A importância do visual merchandising na percepção dos consumidores. Revista Gestão em Análise, 9(1), 93-108. https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i1.p93-108.2020

Bernardino, E. D. C. (2004). Marketing de varejo. FGV.

Bitner, M. J. (1992). Servicescapes: The impact of physical surroundings on customers and employees. Journal of Marketing, 56(2), 57-71. https://doi.org/10.1177/002224299205600205

Blessa, R. (2011). Merchandising no ponto-de-venda. 7. reimpr. São Paulo: Atlas.

Chandon, P., Hutchinson, J. W., Bradlow, E. T., & Young, S. H. (2009). Does in-store marketing work? Effects of the number and position of shelf facings on brand attention and evaluation at the point of purchase. Journal of Marketing, 73(6), 1-17. https://doi.org/10.1509/jmkg.73.6.1

Choo, H. J., & Yoon, S. Y. (2015). Visual merchandising strategies for fashion retailers. Journal of Global Fashion Marketing, 6(1), 1-3. https://doi.org/10.1080/20932685.2014.971489

Coda, R. C., & Castro, G. H. C. D. (2019). Business-to-business marketing: Brazilian scientific production from 2008 to 2018. Revista de Administração de Empresas, 59(4), 258-270. https://doi.org/10.1590/s0034-759020190404

Comerio, N., & Strozzi, F. (2019). Tourism and its economic impact: A literature review using bibliometric tools. Tourism Economics, 25(1), 109-131. https://doi.org/10.1177/1354816618793762

Costa, A. da, Teixeira, T., Felipe, I., & Oliveira, R. (2014). Encantos dos elementos constitutivos no visual merchandising das vitrinas: Um estudo de caso sobre a percepção do consumidor natalense. SSRN 2679523. https://doi.org/10.2139/ssrn.2679523

Donovan, R. J., Rossiter, J. R., Marcoolyn, G., & Nesdale, A. (1994). Store atmosphere and purchasing behavior. Journal of Retailing, 70(3), 283-294. https://doi.org/10.1016/0022-4359(94)90037-X

Grewal, D., Motyka, S., & Levy, M. (2018). The evolution and future of retailing and retailing education. Journal of Marketing Education, 40(1), 85-93. https://doi.org/10.1177/0273475318755838

Ha, Y., & Lennon, S. J. (2010). Online visual merchandising (VMD) cues and consumer pleasure and arousal: Purchasing versus browsing situation. Psychology & Marketing, 27(2), 141-165.

Huddleston, P., Behe, B. K., Minahan, S., & Fernandez, R. T. (2015). Seeking attention: an eye tracking study of in-store merchandise displays. International Journal of Retail & Distribution Management, 43(6), 561-574. https://doi.org/10.1108/IJRDM-06-2013-0120

Janiszewski, C. (1998). The influence of display characteristics on visual exploratory search behavior. Journal of Consumer Research, 25(3), 290-301. https://doi.org/10.1086/209540

Jiménez-Marín, G., & Elías Zambrano, R. (2018). Marketing sensorial: merchandising a través de las emociones en el punto de venta. Análisis de un caso. adComunica: Revista Científica de Estrategias, Tendencias e Innovación en Comunicación, 15, 235-253.

Kerfoot, S., Davies, B., & Ward, P. (2003). Visual merchandising and the creation of discernible retail brands. International Journal of Retail & Distribution Management, 31(3), 143-152. https://doi.org/10.1108/09590550310465521

Kpossa, M. R., & Lick, E. (2020). Visual merchandising of pastries in foodscapes: The influence of plate colours on consumers’ flavour expectations and perceptions. Journal of Retailing and Consumer Services, 52. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2018.10.001

Krasonikolakis, I., Vrechopoulos, A., Pouloudi, A., & Dimitriadis, S. (2018). Store layout effects on consumer behavior in 3D online stores. European Journal of Marketing, 52(5/6), 1223-1256. https://doi.org/10.1108/EJM-03-2015-0183

Lam, S. Y., Ho‐ying Fu, J., & Li, D. (2017). The influence of thematic product displays on consumers: An elaboration‐based account. Psychology & Marketing, 34(9), 868-883. https://doi.org/10.1002/mar.21028

Law, D., Wong, C., & Yip, J. (2012). How does visual merchandising affect consumer affective response? European Journal of Marketing, 46(1/2), 112-133. https://doi.org/10.1108/03090561211189266

Lombart, C., Labbé-Pinlon, B., Filser, M., Anteblian, B., & Louis, D. (2018). Regional product assortment and merchandising in grocery stores: Strategies and target customer segments. Journal of Retailing and Consumer Services, 42, 117-132. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2018.02.002

Marchini, A., Diotallevi, F., Paffarini, C., Stasi, A., & Baselice, A. (2015). Visualization and purchase. Qualitative Market Research: An International Journal, 18(3), 346-361. https://doi.org/10.1108/QMR-02-2015-0009

Mehrabian, A., & Russell, J. A. (1974). An approach to environmental psychology. The MIT Press.

Mihiþ, M., Aniþ, I. D., & Milakoviþ, I. K. (2018). Time spent shopping and consumer clothing purchasing behaviour. Ekonomski Pregled, 69(2), 89-105.

Nobbs, K., Foong, K. M., & Baker, J. (2015). An exploration of fashion visual merchandising and its role as a brand positioning device. Journal of Global Fashion Marketing, 6(1), 4-19. https://doi.org/10.1080/20932685.2014.971491

Palacios-Callender, M., & Roberts, S. A. (2018). Scientific collaboration of Cuban researchers working in Europe: understanding relations between origin and destination countries. Scientometrics, 117(2), 745-769. https://doi.org/10.1007/s11192-018-2888-2

Park, H. H., Li, Q., & Jeon, J. O. (2011). A cross-cultural study of consumer responses according to visual merchandising type and situational involvement. In Z. Yi, J. J. Xiao, J. Cotte & L. Price (Eds.), ACR Asia-Pacific Advances. Duluth, MN: Association for Consumer Research.

Park, H. H., Jeon, J. O., & Sullivan, P. (2015). How does visual merchandising in fashion retail stores affect consumers’ brand attitude and purchase intention? The International Review of Retail, Distribution and Consumer Research, 25(1), 87-104. https://doi.org/10.1080/09593969.2014.918048

Parente, J. (2009). Varejo no Brasil: gestão e estratégia. 8. reimpr. São Paulo: Atlas.

Quevedo-Silva, F., Santos, E. B. A., Brandão, M. M., & Vils, L. (2016). Estudo bibliométrico: orientações sobre sua aplicação. Revista Brasileira de Marketing, 15(2), 246-262. https://doi.org/10.5585/remark.v15i2.3274

Reynolds-McIlnay, R., Morrin, M., & Nordfält, J. (2017). How product–environment brightness contrast and product disarray impact consumer choice in retail environments. Journal of Retailing, 93(3), 266-282. https://doi.org/10.1016/j.jretai.2017.03.003

Roggeveen, A. L., Grewal, D., Townsend, C., & Krishnan, R. (2015). The impact of dynamic presentation format on consumer preferences for hedonic products and services. Journal of Marketing, 79(6), 34-49. https://doi.org/10.1509/jm.13.0521

Rossetto, D. E., Bernardes, R. C., Borini, F. M., & Gattaz, C. C. (2018). Structure and evolution of innovation research in the last 60 years: Review and future trends in the field of business through the citations and co-citations analysis. Scientometrics, 115(3), 1329-1363. https://doi.org/10.1007/s11192-018-2709-7

Roux, T., Mahlangu, S., & Manetje, T. (2020). Digital signage as an opportunity to enhance the mall environment: a moderated mediation model. International Journal of Retail & Distribution Management, 48(10), 1099-1119. https://doi.org/10.1108/IJRDM-10-2018-0220

Sackrider, F., Guidé, G., & Hervé, D. (2009). Entre vitrinas: distribuição e visual merchandising na moda. São Paulo: Editora Senac São Paulo.

Sina, A. S., & Wu, J. (2019). Effects of 3D vs 2D interfaces and product-coordination methods. International Journal of Retail & Distribution Management, 47(8), 855-871. https://doi.org/10.1108/IJRDM-11-2018-0244

Small, H. (1973). Co‐citation in the scientific literature: A new measure of the relationship between two documents. Journal of the American Society for information Science, 24(4), 265-269. https://doi.org/10.1002/asi.4630240406

Trigoni, M. (2016). Visual research methodologies, branding and magazine readerships. Journal of Fashion Marketing and Management, 20(3), 339-366. https://doi.org/10.1108/JFMM-09-2015-0076

Tung, T. Y. T., Burns, L. D., & Koenig, H. F. (2019). Choice Overload and Online Approach Behavior. International Journal of E-Business Research (IJEBR), 15(4), 56-72.

Wu, J., Kim, A., & Koo, J. (2015). Co-design visual merchandising in 3D virtual stores: a facet theory approach. International Journal of Retail & Distribution Management, 43(6), 538-560. https://doi.org/10.1108/IJRDM-03-2014-0030

Yu, H., Tullio-Pow, S., & Akhtar, A. (2015). Retail design and the visually impaired: A needs assessment. Journal of Retailing and Consumer Services, 24, 121-129. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2015.03.001

Zamberlan, L., Sparemberger, A., Daronco, E., & Blume, M. (2010). Gestão estratégica do ponto de venda: decisões para qualificar a performance no varejo. Ijuí: Unijuí.

Zeithaml, V. A., & Bitner, M, J. (2003). Services marketing: integrating customer focus across the firms. McGraw-Hill/Irwin.

Publicado

2020-10-19

Cómo citar

Batista, K., Martins, I. de M., & Limongi, R. (2020). Visual merchandising: Un análisis bibliométrico y una propuesta de investigácion futura. Contextus – Revista Contemporánea De Economía Y Gestión, 18, 227–238. https://doi.org/10.19094/contextus.2020.60264

Número

Sección

Artículos