Aprender a empreender: Delineando os aspectos da aprendizagem empreendedora social na universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.2023.81463

Palavras-chave:

aprendizagem, empreendedor, estudante, universidade, startup

Resumo

Este artigo buscou compreender a aprendizagem empreendedora e os aspectos relacionados a sua ocorrência a partir de um estudo realizado com estudantes universitários fundadores de startups em uma universidade brasileira. A pesquisa narrativa associada à técnica de grupo focal compõe o percurso metodológico da investigação. Os resultados apontam cinco aspectos que influenciam a ocorrência da aprendizagem na universidade como um fenômeno situado socialmente: os aprendizados e as vivências, o contexto de aprendizagem, o design pedagógico, as múltiplas identidades e as interações sociais. Sabendo que os estudantes envolvidos no empreendedorismo podem enfrentar uma série de desafios, uma compreensão holística do ambiente social de aprendizagem pelos educadores pode ajudar a tornar a universidade um lugar mais seguro para o empreendedorismo estudantil. 

 

Biografia do Autor

Juliano Oliveira, Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR)

Assistente Administrativo da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR).

Doutorando em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Marcio Cassandre, Universidade Estadual de Maringá

Professor do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Pós-Doutor pela Danish School of Education at Aarhus University (Copenhagen) .

Referências

Alves, M., & Blikstein, I. A. (2006). Pesquisa Qualitativa em Estudos Organizacionais: Paradigmas, Estratégias e Métodos. In C. K. Godoi, R. B. Mello & A. B. Silva (Eds.), Análise da Narrativa (pp. 403-428). São Paulo: Saraiva.

Bezerra, É. D., Borges, C., & Andreassi, T. (2017). Universities, local partnerships and the promotion of youth entrepreneurship. International Review of Education, 63(5), 703-724. https://doi.org/10.1007/s11159-017-9665-y

Cole, M., & Scribner, S. (1991). Introdução. In L. S. Vygotski, A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.

Engeström, Y. (2001). Expansive learning at work: Toward an activity theoretical reconceptualization. Journal of Education and Work, 14(1), 133-156. https://doi.org/10.1080/13639080020028747

Erikson, T. (2003). Towards a taxonomy of entrepreneurial learning experiences among potential entrepreneurs. Journal of Small Business and Enterprise Development, 10(1), 106-112. https://doi.org/10.1108/14626000310461240

Fernandes, R. J. R., (2013). Breve histórico do ensino de empreendedorismo no Brasil. Revista GV Novos Negócios, 5(5), 36-39. https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rgnn/article/view/60813

Freitas, H., & Oliveira, M. (2006). Focus group: instrumentalizando o seu planejamento. In C. K. Godoi, R. B. Mello & A. B. Silva (Eds.), Pesquisa Qualitativa em Estudos Organizacionais: Paradigmas, Estratégias e Métodos (pp. 403-428). São Paulo: Saraiva.

Gabriel, Y. (2004). Narratives, stories, texts. In D. Grant, C. Hardy, C. Oswick, & L. L. Putnam, (Eds.), The Sage Handbook of Organizational Discourse (61-79). London: Sage.

Gabriel, Y. (2015). Narratives and stories in organizational life. In A. Fina & A. Georgakopoulou (Eds.), The Handbook of Narrative Analysis (pp. 275-292). Wiley. https://doi.org/10.1002/9781118458204.ch14

Gill, R. (2011). The shadow in organizational ethnography: moving beyond shadowing to spect‐acting. Qualitative Research in Organizations and Management, 6(2), 115-133. https://doi.org/10.1108/17465641111159116

Katz, J. (2003). The chronology and intellectual trajectory of American entrepreneurship education: 1876-1999. Journal of Business Venturing, 18(2), 283-300. https://doi.org/10.1016/S0883-9026(02)00098-8

Kolb, D. A. (1984). Experiential Learning: Experience as the Source of Learning and Development (2nd Revised ed.). Englewood Cliffs: Prentice Hall.

Kuratko, D. (2005). The Emergence of Entrepreneurship Education: Development, Trends, and Challenges. Entrepreneurship Theory and Practice, 29(5), 577-597. https://doi.org/10.1111/j.1540-6520.2005.0009

Lant, T. K., & Mezias, S. J. (1990). Managing discontinuous change: a simulation study of organizational learning and entrepreneurship. Strategic Management Journal, 11 (Special Issue), 147-179. http://www.jstor.org/stable/2486675

Luria, A. R., Vigotskii, L. S., & Leontiev A. (2018). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem (16 ed.). São Paulo: Ícone.

Megale, A., & Liberali, F., (2020). As implicações do conceito de patrimônio vivencial como uma alternativa para a educação multilíngue. Revista X, 15(1), 55-74. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i1.69979

Minniti, M., & Bygrave, W. (2001). A dynamic model of entrepreneurial learning. Entrepreneurship Theory and Practice, 25(3), 5-16. https://doi.org/10.1177/104225870102500301

Nielsen, S. L., & Gartner, W. B. (2017). Am I a student and/or entrepreneur? Multiple identities in student entrepreneurship. Education + Training, 59(2), 135-154. https://doi.org/10.1108/ET-09-2014-0122

Oliveira, M. K. (1993). Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione.

Palangana, I. C. (2015). Desenvolvimento e Aprendizagem em Piaget e Vigotski: a relevância do social. São Paulo: Summus.

Pässilä, A., Oikarinen, T., & Kallio, K. (2013). Creating dialogue by storytelling. Journal of Workplace Learning, 25(3), 159-177. https://doi.org/10.1108/13665621311306547

Pittaway, L. A., Gazzard, J., Shore, A., & Williamson, T. (2015). Student clubs: experiences in entrepreneurial learning. Entrepreneurship & Regional Development, 27(3-4), 127-153. https://doi.org/10.1080/08985626.2015.1014865

Pittaway, L., & Edwards, C. (2012). Assessment: Examining practice in entrepreneurship education. Education + Training, 54(8/9), 778-800. https://doi.org/10.1108/00400911211274882

Pocek, J., Politis, D., & Gabrielsson, J. (2021). Entrepreneurial learning in extra-curricular start-up programs for students. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, 28(2), 325-345. https://doi.org/10.1108/ijebr-04-2020-0206

Rae, D. (2000). Understanding entrepreneurial learning: a question of how? International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, 6(3), 145–159. https://doi.org/10.1108/13552550010346497

Rae, D. (2003). Opportunity centered learning: an innovation in enterprise education? Education Training, 8(45), 542-549. https://doi.org/10.1108/00400910310508928

Rae, D. (2004a). Entrepreneurial learning: a practical model from the creative industries. Education Training, 46(8/9), 492-500. https://doi.org/10.1108/00400910410569614

Rae, D. (2004b). Practical theories from entrepreneurs stories: discursive approaches to entrepreneurial learning. Journal of Small Business and Enterprise Development, 11(2), 195-202. https://doi.org/10.1108/14626000410537137

Rae, D. (2005). Entrepreneurial learning: a narrative-based conceptual model. Journal of Small Business and Enterprise Development, 12(3), 323-335. http://doi.org/10.1108/14626000510612259

Rae, D., & Carswell, M. (2000). Using a life-story approach in researching entrepreneurial learning: The development of a conceptual model and its implications in the design of learning experiences. Education & Training, 42, 220-228. https://doi.org/10.1108/00400910010373660

Rae, D., & Carswell, M. (2001). Towards a conceptual understanding of entrepreneurial learning. Journal of Small Business and Enterprise Development, 8(2), 150-158. https://doi.org/10.1108/EUM0000000006816

Rego, T. C. (2014). Vygotsky: Uma Perspectiva histórico-cultural da Educação. Petrópolis: Vozes.

Rocha, E. L. C., & Freitas, A. A. F. (2014). Avaliação do Ensino de Empreendedorismo entre Estudantes Universitários por meio do Perfil Empreendedor. Revista de Administração Contemporânea, 18(4), 465-486. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac20141512

Schaefer, R., & Minello, I. F. (2016). Educação empreendedora: premissas, objetivos e metodologias. Pensamento Contemporâneo em Administração, 10(3), 60-81. https://doi.org/10.12712/rpca.v10i3.816

Thomassen, M. L., Williams-Middleton, K., Ramsgaard, M. B., Neergaard, H., & Warren, L. (2019). Conceptualizing context in entrepreneurship education: a literature review. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, 26(5), 863-886. https://doi.org/10.1108/ijebr-04-2018-0258

Vogt, S., & Bulgacov, Y. L. M. (2018). Aprender, Empreender e Aprender: a Perspectiva da Prática para o Entendimento do Processo da Aprendizagem Empreendedora. Revista da Micro e Pequena Empresa, 12(3), 28-43. https://doi.org/10.21714/19-82-25372018v12n3p2843

Vogt, S., & Bulgacov, Y. L. M. (2019). Entrepreneurs Life History: Strategy and Research Method to Studying Entrepreneurial Learning. Iberoamerican Journal of Entrepreneurship and Small Business, 8(3), 99-133. https://doi.org/10.14211/regepe.v8i3.1299

Vygotski, L. S. (1991). A formação social da mente. In J. Steiner, & E. Souberman (Eds.), Prefácio. São Paulo: Martins Fontes.

Vygotski, L. S. (1991). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.

Vygotsky, L. S. (1978). Mind and Society. Cambridge: Harvard University Press.

Wang, C. L., & Chugh, H. (2014). Advancing Entrepreneurial Learning Research. International Journal of Management Reviews, 16(1), 24-61. https://doi.org/10.1111/ijmr.12007

Williams-Middleton, K., Padilla-Meléndez, A., Lockett, N., Quesada-Pallarès, C., & Jack, S. (2019). The university as an entrepreneurial learning space: The role of socialized learning in developing entrepreneurial competence. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, 26(5), 887-909. https://doi.org/10.1108/ijebr-04-2018-0263

World Health Organization (WHO), (2020). Coronavirus disease (COVID-19) pandemic. https://www.who.int/pt

Yusoff, M. N. H. B., Zainol, F. A., & Ibrahim, M. D. B. (2015). Entrepreneurship Education in Malaysia’s Public Institutions of Higher Learning: a review of the current practices. International Education Studies, 8(1), 17-28. https://doi.org/10.5539/ies.v8n1p17

Zhang, M. (2014). Study on Enterprise Education System for Undergraduates in Universities. Higher Education Studies, 4(6), 58-61. https://doi.org/10.5539/hes.v4n6p58

Publicado

2023-02-14

Como Citar

Oliveira, J., & Cassandre, M. (2023). Aprender a empreender: Delineando os aspectos da aprendizagem empreendedora social na universidade . Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 21, e81463. https://doi.org/10.19094/contextus.2023.81463

Edição

Seção

Artigos