Seu bolso é o seu guia? Disposição a pagar por uma experiência mais sustentável em Jericoacoara

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.2023.83151

Palavras-chave:

disposição a pagar, turismo sustentável, Jericoacoara, meio ambiente, sustentabilidade

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a disposição a pagar (DAP) do turista para usufruir de uma experiência mais sustentável em Jericoacoara, Ceará, Brasil. Trata-se de uma survey, realizada com 386 turistas. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários in loco e on-line. Foram utilizados os métodos de análise descritiva, Método de Valoração Contingente (MVC) e regressão linear múltipla. Os resultados indicam que, em média, os turistas estão dispostos a pagar R$8,51 além da Taxa de Turismo Sustentável já cobrada pela Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara (28,4% a mais). Ainda, verificou-se que as variáveis idade, renda e dependentes influenciam a DAP.

Biografia do Autor

Laís Vieira Castro Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)

Doutoranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Cláudia Buhamra Abreu Romero, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Pós-Doutorado em Marketing e Sustentabilidade pela Concordia University

Clayton Robson Moreira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)

Doutor em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Raimundo Eduardo Silveira Fontenele, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Ciências Econômicas pela Université Paris 13 (Paris-Nord)

Referências

Afonso, B. P. D., Afonso, T., & Deus, E. G. S. Q. (2014). Consciência ambiental, atitudes e intenção de uso das sacolas plásticas não-recicláveis. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 3(1), 71-87. https://doi.org/10.5585/geas.v3i1.112

Ayadi, N., & Lapeyre, A. (2016). Consumer purchase intentions for green products: Mediating role of WTP and moderating effects of framing. Journal of Marketing Communications, 22(4), 367-384. https://doi.org/10.1080/13527266.2014.888574

Azevedo, Á. S. C. (2014). A educação ambiental no turismo como ferramenta para a conservação ambiental. Amazônia, Organizações e Sustentabilidade, 3(1), 77-86.

Barbisan, A. O., Pandolfo, A., Reinehr, R., Martins, M. S., Pandolfo, L. M., Guimarães, J., & Rojaset, J. W. J. (2009). Técnica de valoração econômica de ações de requalificação do meio ambiente: aplicação em área degradada. Engenharia Sanitaria e Ambiental, 14, 119-128. https://doi.org/10.1590/S1413-41522009000100013

Bertram, C., & Rehdanz, K. (2013). On the environmental effectiveness of the EU Marine Strategy Framework Directive. Marine Policy, 38, 25-40. https://doi.org/10.1016/j.marpol.2012.05.016

Bertram, C., Meyerhoff, J., Rehdanz, K., & Wüstemannet, H. (2017). Differences in the recreational value of urban parks between weekdays and weekends: A discrete choice analysis. Landscape and Urban Planning, 159, 5-14. https://doi.org/10.1016/j.landurbplan.2016.10.006

Bigerna, S., Micheli, S., & Polinori, P. (2019). Willingness to pay for electric boats in a protected area in Italy: A sustainable tourism perspective. Journal of Cleaner Production, 224, 603-613. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.03.266

Biswas, A., & Roy, M. (2015). Green products an exploratory study on the consumer behavior in emerging economies of the East. Journal of Clean Production, 87, 463-468. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2014.09.075

Brasil. (2010). Destino referência em Turismo de Sol e Praia. https://www.gov.br/turismo/pt-br/centrais-de-conteudo-/publicacoes/destinos-referencia-em-segmentos-turisticos/destino-referencia-em-turismo-de-sol-e-praia-jericoacoara-ce.pdf

Brasil. (2020). Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Parque Nacional de Jericoacoara. Brasília, DF. https://www.icmbio.gov.br/portal/visitacao1/unidades-abertas-a-visitacao/190-parque- nacional-de-jericoacoara.html

Brasil. (2020). UCs federais registram mais de 15 milhões de visitas em 2019. https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/noticias/ultimas-noticias/ucs-federais-registram-15-milhoes-de-visitas-em-2019

Brasil. (2022). Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Unidades de conservação federais atingem novo recorde de visitação em 2021. Brasília, DF. https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/noticias/ultimas-noticias/unidades-de-conservacao-federais-atingem-novo-recorde-de-visitacao-em-2021

Brasil (2015). Lei Complementar 107/2015. https://www.jijocadejericoacoara.ce.gov.br/arquivos/361/LEIS%20MUNICIPAIS_107_2015_0000001.pdf

Carson, R. T. (2000). Contingent valuation: a user's guide. Environmental Science & Technology, 34(8), 1413-1418. https://doi.org/10.1021/es990728j

Carvalho, L. C., Júnior, Marques, M. M., & Freire, F. S. (2016). Mensuração de ativos culturais: Aplicação do método do custo de viagem e método de valoração contingente no Memorial Darcy Ribeiro. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 10(2), 394-413. https://doi.org/10.7784/rbtur.v10i2.1081

Casagranda, Y. G., & Azevedo, D. B. (2017). Economia ecológica: Uma revisão integrativa sobre valoração econômica ambiental. Caderno de Administração, 25(2), 107-119. https://doi.org/10.4025/cadadm.v25i2.40018

Chen, R. J. (2015). From sustainability to customer loyalty: A case of full service hotels’ guests. Journal of Retailing and Consumer Services, 22, 261-265. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2014.08.007

Choi, A. S., Ritchie, B. W., Papandrea, F., & Bennett, J. (2010). Economic valuation of cultural heritage sites: A choice modeling approach. Tourism Management, 31(2), 213-220. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2009.02.014

Clark, A. E., & Oswald, A. J. (2002). A simple statistical method for measuring how life events affect happiness. International Journal of Epidemiology, 31(6), 1139-1144. https://doi.org/10.1093/ije/31.6.1139

Corbeti, C. M. C., Alvim, A. M., & Dias, D. V. (2010). Valoração econômica dos recursos hídricos da Região de Pelotas. Análise - Revista de Administração da PUCRS, 21(1), 85-96.

Costa, C. S. R., Santos, J. G., & Aguiar, E. C. (2015). Sustentabilidade e o comportamento do turista: Uma discussão à luz da Psicologia Ambiental. Revista de Administração da UFSM, 8(esp.), 35-49. https://doi.org/10.5902/1983465916393

Damigos, D. (2006). An overview of environmental valuation methods for the mining industry. Journal of Cleaner Production, 14(3-4), 234-247. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2004.06.005

De-Magistris, T., & Gracia, A. (2016). Consumers’ willingness-to-pay for sustainable food products: The case of organically and locally grown almonds in Spain. Journal of Cleaner Production, 118, 97-104. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2016.01.050

Egan, K. J., Corrigan, J. R., & Dweyer, D. F. (2015). Three reasons to use annual payments in contingent valuation surveys: Convergent validity, discount rates, and mental accounting. Journal of Environmental Economics and Management, 72, 123-136. https://doi.org/10.1016/j.jeem.2015.05.002

Eustice, C., McCole, D., & Rutty, M. (2019). The impact of different product messages on wine tourists’ willingness to pay: A non-hypothetical experiment. Tourism Management, 72, 242–248. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2018.11.022

Falco, G. P., Vellasco, M. M. B. R., Lazo, J. G., Altaf, J. G., & Troccoli, I. R. (2013). A gestão socioambiental à luz das técnicas de valoração econômica do meio ambiente: Uma análise do valor de uso indireto e do valor de existência. Revista Alcance, 20(1), 22-37. https://doi.org/10.14210/alcance.v20n1.p022-037

Farias, I. F., Silva, C. R. M., Lima, D. S. V. R., Oliveira, L. V. C., & Fontenele, R. E. S. (2018). Valoração Ambiental do Parque Ecológico do Rio Cocó. Desenvolvimento em Questão, 16(45), 91-213. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.191-213

Forbes, S. L., Cohen, D. A., Cullen, R., Wratten, S. D., & Fountain, J. (2009). Consumer at-titudes regarding environmentally sustainable wine: An exploratory study of the New Zealand marketplace. Journal of Clean Production, 17(13), 1195-1199. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2009.04.008

Freire, F. S., Crisóstomo, V. L., Almeida, A. P., & Silva, F. J. (2017). Valoração econômica e cultural de heritage assets: estudo aplicado ao Museu de Geociências da Universidade de Brasília. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, 22(3), 64-86.

Fuentes-Moraleda, L., Lafuente-Ibáñez, C., Muñoz-Mazón, A., & Villacé-Molinero, T. (2019). Willingness to pay more to stay at a boutique hotel with an environmental management system: A preliminary study in Spain. Sustainability, 11(18), 5134. https://doi.org/10.3390/su11185134

Gallarza, M. G., García, H. C., & Saura, I. G. (2002). Destination image: Towards a conceptual framework. Annals of Tourism Research, 29(1), 56-78. https://doi.org/10.1016/S0160-7383(01)00031-7

Godoy, A. M. G. (2006). A sugestão sustentável e a concessão das florestas públicas. Revista de Economia Contemporânea, 10(3), 631-654. https://doi.org/10.1590/S1415-98482006000300007

Gómez-Zapata, J. D., Espinal-Monsalve, N. E., & Herrero-Prieto, L. C. (2018). Economic valuation of museums as public club goods: Why build loyalty in cultural heritage consumption?. Journal of Cultural Heritage, 30, 190-198. https://doi.org/10.1016/j.culher.2017.09.010

Guijarro, F., & Tsinaslanidis, P. (2020). Analysis of academic literature on environmental valuation. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(7), 2386. https://doi.org/10.3390/ijerph17072386

Hartikainen, H., Roininen, T., Katajajuuri, J.-M., & Pulkkinen, H. (2014). Finnish consumer perceptions of carbon footprints and carbon labeling of food products. Journal of Cleaner Production, 73, 285-293. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2013.09.018

Hervani, A. A., Sarkis, J., & Helms, M. M. (2017). Environmental goods valuations for social sustainability: A conceptual framework. Technological Forecasting and Social Change, 125, 137-153. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2017.07.015

Jijoca de Jericoacoara. (2022). Receitas prevista x arrecadada. https://www.jijocadejericoacoara.ce.gov.br/lcreceitaprevista.php?pagina=3

Jurado-Rivas & Sánchez-Rivero. (2019). Willingness to pay for more sustainable tourism destinations in world heritage cities: The case of Caceres, Spain. Sustainability, 11(21), 5880. https://doi.org/10.3390/su11215880

Justo, W. R., & Rodrigues, C. P. B. (2014). Valoração econômica do Parque Ecológico Estadual do Sítio Fundão. Revista de Política Agrícola, 23(1), 4-17.

Laroche, M., Bergeron, J., & Barbaro-Forleo, G. (2001). Targeting consumers who are willing to pay more for environmentally friendly products. Journal of Consumer Marketing, 18(6), 503-520. https://doi.org/10.1108/EUM0000000006155

Laurila-Pant, M., Lehikoinen, A., Uusitalo, L., & Venesjärvi, R. (2015). How to value biodiversity in environmental management?. Ecological Indicators, 55, 1-11. https://doi.org/10.1016/j.ecolind.2015.02.034

Lee, W. S. (2020). A study on the value of preserving a parasitic volcanic sieve as a tourism good for sustainable management: Using the Contingent Valuation Method. Sustainability, 12(7), 2825. https://doi.org/10.3390/su12072825

Lemos, I. S., Frega, J. R., Souza, A., & da Silva, W. V. (2008). Disposição a pagar pela taxa de turismo do Convention & Visitors Bureau em hotéis de Curitiba. Revista Brasileira de Estratégia, 1(3), 331-342. https://doi.org/10.7213/rebrae.v1i3.13406

Maia, A. G., Romeiro, A. R., & Reydon, B. P. (2004). Valoração de recursos ambientais: Metodologias e recomendações. Texto para Discussão, Instituto de Economia/UNICAMP, 116.

Malhotra, N. K. (2011). Basic marketing research: Integration of social media (4 ed.). Boston: Pearson Prentice Hall.

Malone, S., McCabe, S., & Smith, A. P. (2014). The role of hedonism in ethical tourism. Annals of Tourism Research, 44, 241-254. https://doi.org/10.1016/j.annals.2013.10.005

Marella, G., & Raga, R. (2014). Use of the Contingent Valuation Method in the assessment of a landfill mining project. Waste Management, 34(7), 1199-1205. https://doi.org/10.1016/j.wasman.2014.03.018

Marshall, E. K., Jr., & Smith, H. W. (1930). The glomerular development of the vertebrate kidney in relation to habitat. The Biological Bulletin, 59(2), 135-153. https://doi.org/10.2307/1536983

Modica, P. D., Altinay, L., Farmaki, A., Gursoy, D., & Zenga, M. (2020). Consumer perceptions towards sustainable supply chain practices in the hospitality industry. Current Issues in Tourism, 23(3), 358-375. https://doi.org/10.1080/13683500.2018.1526258

Motta. (2011). Valoração e precificação dos recursos ambientais para uma economia verde. Política Ambiental, 8, 179-190.

Murphy, F. (2015). Utilizando mídias sociais na pesquisa acadêmcia. https://www.enago.com.br/academy/utilizando-midias-sociais-na-pesquisa-academica/

Navrud, S., & Pruckner, G. J. (1997). Environmental valuation - to use or not to use? A comparative study of the United States and Europe. Environmental and resource economics, 10(1), 1-26. https://doi.org/10.1023/A:1026449715284

Neckel, A., Silva, J. L., Saraiva, P. P., Kujawa, H. A., Araldi, J. Paladini, E. P. (2020). Estimation of the economic value of urban parks in Brazil, the case of the City of Passo Fundo. Journal of Cleaner Production, 264, 121369. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.121369

Oliveira, L. V. C., Silva, C. R. M., & Romero, C. B. A. (2021). Costume de casa vai à praia? Atitudes e comportamentos sustentáveis do turista em Jericoacoara. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 15(2), e1991. https://doi.org/10.7784/rbtur.v15i2.1991

Orlowski, J., & Wicker, P. (2018). Putting a price tag on healthy behavior: the monetary value of sports participation to individuals. Applied Research in Quality of Life, 13(2), 479-499. https://doi.org/10.1007/s11482-017-9536-5

Pizzol, M., Weidema, B., Brandão, M., & Osset, P. (2015). Monetary valuation in life cycle assessment: a review. Journal of Cleaner Production, 86, 170-179. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2014.08.007

Platania, M., & Rizzo, M. (2018). Willingness to pay for protected areas: A case of Etna Park. Ecological Indicators, 93, 201-206. https://doi.org/10.1016/j.ecolind.2018.04.079

Plottu, B., & Plottu, E. (2007). The concept of Total Economic Value of environment: A reconsideration within a hierarchical rationality. Ecological Economics, 61(1), 52-61. https://doi.org/10.1016/j.ecolecon.2006.09.027

Qiu, R. T. R., Park, J., Li, S., & Song, H. (2020). Social costs of tourism during the COVID-19 pandemic. Annals of Tourism Research, 84, 102994. https://doi.org/10.1016/j.annals.2020.102994

Ruano, M. A., & Zambrano-Monserrate, M. A. (2020). Estimating the damage cost of plastic waste in Galapagos Islands: A contingent valuation approach. Marine Policy, 117, 103933. https://doi.org/10.1016/j.marpol.2020.103933

Shabani, N., Ashoori, M., Taghinejad, M., Beyrami, H., & Fekri, M.N. (2013). The study of green consumers characteristics and available green sectors in the market. International Research Journal of Applied and Basic Sciences, 4(7), 1880-1883.

Shahsavar, T., Kubeš, V., & Baran, D. (2020). Willingness to pay for eco-friendly furniture based on demographic factors. Journal of Cleaner Production, 250, 119466. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.119466

Silva, C. R. M., Lima, D. S., Farias, I. F., Oliveira, L. V., & Fontenele, R. E. (2020). Are visitors willing to pay for a green park? A study in a Brazilian ecological park. International Journal of Social Ecology and Sustainable Development, 11(3), 1-15. https://doi.org/10.4018/IJSESD.2020070101

Venkatachalam, L. (2004). The contingent valuation method: A review. Environmental Impact Assessment Review, 24(1), 89-124. https://doi.org/10.1016/S0195-9255(03)00138-0

Vermeir, I., & Verbeke, W. (2006). Sustainable food consumption: exploring the consumer “attitude - behavioral intention” gap. Journal of Agricultural and Environmental Ethics, 19, 169-194. https://doi.org/10.1007/s10806-005-5485-3

Wang, S., Wang, J., Yang, F., Wang, Y., & Li, J. (2018). Consumer familiarity, ambiguity tolerance, and purchase behavior toward remanufactured products: The implications for remanufacturers. Business Strategy and the Environment, 27(8), 1741–1750. https://doi.org/10.1002/bse.2240

Publicado

2023-07-18

Como Citar

Oliveira, L. V. C., Romero, C. B. A., Silva, C. R. M. da, & Fontenele, R. E. S. (2023). Seu bolso é o seu guia? Disposição a pagar por uma experiência mais sustentável em Jericoacoara. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 21, e83151. https://doi.org/10.19094/contextus.2023.83151

Edição

Seção

Artigos