OS PARADIGMAS EPISTEMOLÓGICOS DA MODERNIDADE E DA PÓS- MODERNIDADE: EDUCAÇÃO E DECOLONIALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30611/2021n22id71230

Palavras-chave:

Colonialidade, Eurocentrismo, Pós-modernidade, Decolonialidade, Educação

Resumo

O presente artigo situa-se no contexto da pós-modernidade ao propor uma reconstrução epistêmica.  Tem por objetivo analisar, a partir de uma perspectiva decolonial, o modo pelo qual a condição pós-moderna contribui para o resgate dos saberes ocultados pela modernidade eurocêntrica e, tendo em vista que a decolonialidade é um pensamento que surge contra um padrão colonial de poder. Sendo assim, procuraremos no artigo estabelecer um contato entre teoria pós-moderna e pensamento decolonial. Assim como modernidade e colonialidade andam juntas, pós-modernidade e decolonialidade também se aproximam, a diferença é que a primeira parte de uma razão dominadora e a segunda de uma razão libertadora. Para isso, buscaremos esclarecer as raízes do movimento decolonial latino-americano, bem como discutir a atualidade dos estudos decoloniais e seu impacto filosófico-educacional na contemporaneidade, que chega atingir até o currículo de filosofia na educação superior. Isto se fará a partir de um lócus de enunciação bem determinado: a realidade socioeconômica, política e cultural latino-americana. O artigo se apoia, em sua fundamentação teórica, no coletivo Modernidade/Colonialidade.

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Publicado

2021-06-16

Edição

Seção

Dossiê Pós-Modernidade e seus impactos na educação